sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Produção Sucroalcooleira da UNICEP é reconhecido pelo MEC

14 Dez 2011 - 09h20
0 - 0 -

Em agosto último, o Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira recebeu a visita da Comissão de Avaliadores do MEC/INEP com a finalidade de preencher o "Instrumento de Avaliação para fins de reconhecimento de Curso de Tecnologia". Esse instrumento avalia as várias dimensões das condições de oferta do Curso, tais como: organização didático-pedagógica, corpo docente, instalações físicas e requisitos legais e normativos, etc.

A seguir, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior concluiu pelo reconhecimento deste Curso mantido pela Instituição, através da Portaria no. 471 de 22/11/11, publicado no Diário Oficial da União - Seção I nº 225, quinta-feira, 24 de novembro de 2011.

Esse reconhecimento é a garantia aos alunos de que o Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira oferecido pela UNICEP apresenta todas as características educacionais exigidas, tais como: instalações, salas de aulas, laboratórios, biblioteca, professores, etc, para formar um profissional apto a lançar-se no mercado de trabalho, especialmente nas usinas de açúcar e etanol de todo o Brasil.

Atualmente, são cerca de 400 unidades produtoras distribuídas principalmente nos Estados de São Paulo, norte do Paraná, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco, onde anualmente são produzidas varias qualidades de açúcar para consumo interno e exportação, etanol combustível destinado aos cerca de 15 milhões de veículos  flex, além de cogeração de eletricidade a partir da queima do bagaço de cana. Nessas usinas, cada vez mais, busca-se a produção com qualidade e eficiência e manejo integrado do solo, para garantir o abastecimento com sustentabilidade.

Para dar essa formação sólida e competente aos alunos, o Curso Superior de Produção Sucroalcooleira da UNICEP está caracterizado no Eixo Tecnológico de Produção Industrial, que compreende tecnologias relacionadas aos processos de transformação da cana-de-açúcar nas substâncias açúcar e etanol, que são integrantes de linhas de produção específicas.

Abrange planejamento, instalação, operação, controle e gerenciamento dessas tecnologias no ambiente industrial e contempla programação e controle de produção, operação do processo, gestão da qualidade, controle de insumos, métodos e rotinas, na perspectiva da qualidade e produtividade, ética e meio ambiente e a viabilidade técnico-econômica.

Os alunos egressos do Curso estarão sintonizados com as reais necessidades das indústrias da área sucroalcooleira, no que se refere à minimização das perdas dos processos, adequação das tecnologias às reais exigências das usinas/destilarias, compromisso com a preservação ambiental, destinação correta dos subprodutos, qualificação dos produtos, etc.

A busca pela auto-suficiência energética do país, o uso racional da terra agricultável e dos recursos hídricos, etc., enfim, a garantia da qualidade de vida das futuras gerações passa pelas mãos dos profissionais tecnólogos sucroalcooleiros.

Sendo assim, o reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira espelha o trabalho dos gestores, professores e funcionários da UNICEP, que buscam cada vez mais atender às expectativas dos alunos que nos procuram.

Leia Também

Últimas Notícias