sábado, 20 de abril de 2024
Projetos de Excelência

Produção Jr. da UFSCar conquista o título Empresa Júnior Cluster 5

Essa é a mais alta classificação que uma empresa pode alcançar dentro do Movimento Empresa Júnior

19 Fev 2021 - 06h56Por Redação
Produção Jr. da UFSCar superou uma série de indicadores estabelecidos - Crédito: DivulgaçãoProdução Jr. da UFSCar superou uma série de indicadores estabelecidos - Crédito: Divulgação

A Produção Jr. da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que tem como missão e objetivo principal transformar a realidade de pessoas desenvolvendo projetos de excelência, conquistou o título Empresa Júnior Cluster 5 em razão das ações realizadas em 2020. Ela é a primeira Empresa Jr. da Universidade a conseguir esse título.

Para uma Empresa Júnior alcançar o título de Cluster 5, dentro do Movimento Empresa Júnior (MEJ), é preciso que ela supere uma série de indicadores estabelecidos, sendo eles: o faturamento para o ano (que é 100% reinvestido na educação empreendedora e em oportunidades de desenvolvimento para os membros da Empresa); o número de projetos executados; a quantidade de membros que executam esses projetos (em que se busca alcançar 100% de participação); o número de ações compartilhadas (projetos executados em conjunto com outras Empresas Juniores da região); a participação dos membros em Eventos das Empresas Juniores (em que são geradas novas oportunidades de aprendizado e são estabelecidos contatos com empresas do mercado); o NPS (uma coleta da satisfação dos clientes com os projetos e soluções que foram entregues, dentro de uma escala de 0 a 10); e o número de Projetos de Impacto (projetos que tenham um excelente NPS e ainda contemplem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS's - da ONU).

"Todos esses indicadores têm seus valores estabelecidos para a Empresa Jr. no início de um ano. Uma vez que ela, por meio da realização de seus projetos, consegue contemplar todos, alcança-se o Cluster 5. Como destaque em 2020, a Produção Jr alcançou um NPS 100, desempenho máximo nesse indicador. Nesse sentido, fomos referência no estado de São Paulo no que se refere à qualidade dos projetos que foram entregues", explicou o Presidente da Produção Jr., Victor Sandim.

O ano passado foi muito promissor para a Produção Jr. "Em 2020, pudemos impactar e trazer excelentes resultados para diversas empresas do estado de São Paulo e de outras regiões do Brasil, de diferentes segmentos de mercado e porte, a partir da aplicação prática de conhecimentos e aprendizados adquiridos no curso", acrescentou. Foram desenvolvidos principalmente projetos de Planos de Negócios, para empresas dos ramos alimentício, energético e agropecuário, entre outros. Além disso, foram realizados Mapeamentos de Processos para negócios dos ramos de construção civil, restaurantes e transportadoras, bem como Pesquisas de Mercado para empresas dos setores de habitação e comércio de serviços. Outros projetos importantes em 2020 estavam relacionados aos temas de Cronoanálise e Layout, para outros negócios.

"Atribuímos nossas conquistas principalmente ao grande esforço, comprometimento e responsabilidade que todos os membros tiveram nas suas atividades. Também ao suporte e apoio de docentes do Departamento de Engenharia de Produção (DEP), que puderam colaborar conosco em muitas oportunidades, facilitando o nosso aprendizado. Ainda, o ecossistema da região de São Carlos, com todo o incentivo ao empreendedorismo, tecnologia e ciência, pode ser um terceiro fator determinante para o impacto que geramos em 2020 por meio da execução dos nossos projetos", finalizou Sandim.

PRODUÇÃO JR.

Com 21 anos de criação, completados neste mês de fevereiro, a Produção Jr realiza projetos de consultoria em Engenharia de Produção para pequenas, médias e grandes empresas, em sua maioria próximas à região de São Carlos. Todas as áreas da Empresa Júnior (Administrativo-financeiro, Gestão de Pessoas, Relações Comerciais, Comunicação e Consultores de projetos) trabalham em sinergia com o propósito de entregar soluções personalizadas para os clientes. A atuação da Empresa abarca desde o estudo do mercado e prospecção dos clientes e empresas, até o embasamento nos temas, o desenvolvimento dos projetos, a entrega e o acompanhamento dos resultados gerados.

Os serviços prestados se dividem em três grandes escopos: Produção - busca da padronização e de melhorias em relação aos produtos e processos, por meio dos serviços de Planejamento e Controle da Produção (PCP), Layout, Cronoanálise e Gerenciamento de Estoques; Qualidade - busca da padronização e do desenvolvimento de métricas de desempenho, por meio dos serviços de Mapeamento de Processos, Filosofia 5S e Indicadores de Desempenho; e Negócios - desenvolvimento de pesquisas e planejamentos para consolidar ou expandir negócios, por meio dos serviços de Plano de Negócios, Pesquisa de Mercado e Plano Financeiro. Nestes 21 anos de fundação, foram realizados mais de 190 projetos.

Mais informações podem ser obtidas no site (https://producaojr.com.br/), Blog (https://producaojr.com.br/blog-2/) ou no Instagram (https://www.instagram.com/producao.jr/)

Leia Também

Últimas Notícias