sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Procon promove ação de conscientização contra a pirataria

07 Out 2013 - 20h03

Nessa terça e quarta-feira (8 e 9), o Procon de São Carlos, em parceria com a Fundação Procon-SP, promove uma ação de conscientização contra a pirataria, com a entrega do Guia de Orientação aos Consumidores,  material educativo elaborado em parceria com o Fórum Nacional Contra a Pirataria, com o objetivo de esclarecer a população, conscientizando-a sobre os males que os produtos ilegais causam à sociedade.

Segundo o diretor do Procon de São Carlos, Joner José Nery, esse guia será entregue em pontos estratégicos da cidade, como a Casa do Trabalhador, Paço Municipal e o próprio Procon. “Qualquer cidadão que quiser tirar suas dúvidas sobre produtos falsificados poderá retirar o guia gratuitamente nesses locais”, lembra.

Joner alerta que os produtos ilegais apresentam irregularidades técnicas e não têm garantia de qualidade, além de causar diversos problemas para quem os compra, ou utiliza. “Quem compra ou utiliza esses produtos patrocina o crime, estimula a ilegalidade e coloca a saúde e a segurança em risco. Todos os produtos adquiridos devem possuir o selo do Inmetro, que realiza uma série de testes em laboratório antes de autorizar sua venda”, reforça.

O diretor do Procon adiantou que, durante essa semana que antecede o Dia das Crianças, serão realizadas fiscalizações em vários estabelecimentos que comercializam brinquedos para verificar produtos que estão fora dos padrões de segurança.  “O consumidor deve ficar atento aos locais ou lojas que podem indicar qualquer tipo de venda ilegal. Se for constatado, ele pode entrar em contato com o Procon e registrar uma reclamação”, disse.

 

Leia Também

Últimas Notícias