sexta, 29 de março de 2024
Cidade

PROCON passa orientações sobre compras para a páscoa

19 Abr 2011 - 16h15
0 - 0 -

O Procon de São Carlos, órgão vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura, orienta o consumidor sobre as compras da Semana Santa, especialmente peixes, frutos do mar e chocolates. Para peixes frescos, o Procon pede a atenção do consumidor quanto à textura e cheiro da carne. O vendedor precisa estar devidamente uniformizado com avental e luvas para o manuseio dos produtos.

Para o camarão, os crustáceos devem também ser firmes, com a carapaça presa ao corpo e o odor deve ser característico do produto, sem ser forte demais.

Já para os peixes em postas, o ideal é que eles sejam cortados na hora da compra. Se estiverem cortados é importante a observação da textura da carne, que deve estar firme. Produtos embalados com muito gelo por fora não significa que o peixe esteja adequado para consumo, mas sim que, provavelmente, ele foi congelado, descongelado e recongelado, tornando-o impróprio para consumo. Ressalta-se a observação da data de validade que também é muito importante.

Ovos de Páscoa
Segundo a diretora do Departamento de Defesa do Consumidor, Jaqueline Missali, antes de comprar ovos de Páscoa, é importante verificar a data de validade e os seus ingredientes, além da especificação do peso do produto.
"O consumidor deve pesquisar os preços dos produtos pretendidos no mercado, tendo em vista a possibilidade de haver diferença de preços entre os fornecedores", recomenda.

O consumidor deve ter cautela ao adquirir produtos promocionais e ficar atento quando há brinquedos no interior do produto.  "A embalagem deve apresentar o selo do Inmetro e a faixa etária para qual é indicado", acrescenta Jaqueline.

Para a diretora de Defesa do Consumidor, é importante saber que a numeração indicada na embalagem do ovo não representa, necessariamente, o mesmo peso ou tamanho, tanto para os produtos do mesmo fabricante, quanto para diferentes fabricantes. "Deve-se, portanto, comparar preço, qualidade e quantidade", frisa.

Verificar se os ovos de páscoa não estão quebrados, amassados ou derretidos, em razão do local de conservação é outra recomendação passada pelo Procon.

Ligth e Diet
O consumidor que optar por ovos nas versões ligth e diet deve observar se os produtos estão isentos ou contêm porções reduzidas de açúcar e energia. Definição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirma que alimentos diet apresentam na sua composição quantidades insignificantes ou são totalmente isentos de alguns nutrientes, enquanto os light são aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzido, quando comparado a um alimento convencional.

Sobre chocolates sem açúcar, a Anvisa afirma que, embora estes produtos não tenham açúcar como ingrediente, eles apresentam mais gordura do que
os chocolates convencionais e, por isso, o consumo deve ser moderado.

"Outro fator importante que o consumidor jamais deve esquecer é pesquisar preços e pechinchar, além de efetuar suas compras sem a presença das crianças. Muitos produtos chamam a atenção pelas suas características como a cor e brindes e isso faz com que o consumidor não economize no momento das compras", termina.

Serviço
Para outras informações, o Procon de São Carlos atende na avenida São Carlos, 1800, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Leia Também

Últimas Notícias