sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

PROCON orienta e fiscaliza compras para semana santa e Páscoa

26 Mar 2014 - 20h50
0 - 0 -
O Procon de São Carlos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governo (SMG), orienta o consumidor sobre as compras da Semana Santa, e informa que estará realizando em conjunto com a Fundação Procon-SP, uma operação de fiscalização de Páscoa de 07 à 11 de abril. 
Segundo o diretor do Procon, Joner Nery, o comprador deve ficar atento para qualquer irregularidade nos estabelecimentos e denunciar imediatamente ao órgão, que tomará as providencias cabíveis.
 Nery diz que é muito importante, antes de qualquer compra, a tradicional pesquisa de preços, ainda mais quando o produto é vendido somente em determinado período do ano, como o caso dos ovos de chocolate. “Por meio do convênio firmando com a Fundação Procon-SP, responsável pelas pesquisas nesta época do ano, o Procon São Carlos verificou a grande variedade de preços que existe no mercado, ou seja, o consumidor deve ficar atento para não pagar a mais por um produto que poderia custar menos em outro local”, recomenda. 
 O rótulo dos ovos de Páscoa devem trazer, além da identificação do fabricante, a data de validade, peso e a composição, já que determinadas doenças impedem aos seus portadores, a ingestão de açúcar ou glúten, por exemplo.
“É importante ficar atento ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos desses produtos não são equivalentes entre as marcas”, orienta o diretor. 
Quando houver inclusão de brinquedos no interior do ovo, observe se na embalagem contém o selo com a idade recomendável para seu uso, além da seguinte frase: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.
O diretor destaca também que a embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e qualquer fonte de calor. “Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável”, explica.
 Ao optar por ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira, solicite uma visitação à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. 
 Nery ressalta, ainda, que o consumidor precisa saber que, por ser um produto sazonal, o ovo de chocolate geralmente tem um preço maior quando comparado ao valor de uma barra de chocolate ou uma caixa de bombons. “Portanto, pense também no seu bolso antes de comprar”, reforçou.
“Outra recomendação importante na hora das compras é evitar levar crianças, pois as cores das embalagens e personagens infantis causam grande influência, podendo fazer com que os adultos gastem mais que o planejado”, acrescentou.
Peixes e crustáceos
 O Procon orienta que os peixes frescos devem estar conservados em gelo. A higiene e o armazenamento são itens importantes a serem verificados: no supermercado devem estar em balcão frigorífico e na feira é necessário ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e insetos, além de ser obrigatório que o feirante use luvas descartáveis.
 No caso do peixe congelado e aqueles que são vendidos em embalagens, o balcão onde estiver armazenado, não pode estar superlotado. Isso impede a circulação do ar frio e compromete sua qualidade. O produto congelado deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a 18 graus negativos e o resfriado, abaixo de zero grau.
 No rótulo devem constar o peso líquido, identificação do país de origem e do produtor, lote, registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade, além do carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
 Quanto ao bacalhau, a recomendação é procurar conhecer sua procedência e fazer uma pesquisa de preços e tipos de qualidades. Não adquira se ele estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinais que indicam a presença de bolor ou deterioração. 
 Para outras informações, o Procon atende na Avenida São Carlos, 1.800, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00.

Leia Também

Últimas Notícias