quinta, 28 de março de 2024
Cidade

PROCON de São Carlos dá orientações sobre gastos do 13º salário

02 Dez 2011 - 10h14

Trabalhadores, aposentados e pensionistas contam com o reforço do 13º salário no orçamento do final do ano, entretanto o cidadão precisa ficar atento para não comprometer o valor recebido com gastos desnecessários.

O Procon de São Carlos, órgão ligado à Secretaria de Governo da Prefeitura, faz algumas recomendações ao consumidor. De acordo com a diretora de Defesa do Consumidor, Juliana Rossi Carmona, o 13º salário pode representar a oportunidade de acabar com dívidas, saldar contas atrasadas, pagar despesas que surgem no início do ano seguinte, planejar uma viagem de férias, fazer uma reserva financeira ou realizar um sonho de consumo. "O Procon recomenda que o consumidor faça uma lista de prioridades antes de gastar o 13º salário. O planejamento é fundamental para q    ue esse salário-extra não comprometa o orçamento da pessoa e, muitas vezes, da família", afirma.

"Outra dica importante do Procon é relacionar todas as despesas do mês e as que envolvam as festas de final de ano como ceia, roupas novas, presentes, cabeleireiro, entre outras. Relacione todas as pessoas que você deseja presentear, estipulando valor máximo", continua.

Juliana lembra que esse dinheiro pode ser utilizado no pagamento de dívidas do cartão de crédito, cheque especial, empréstimo e financiamento. "Com o dinheiro, o consumidor pode aproveitar as campanhas de renegociação de dívidas, com foco naquelas que cobram juros elevados, como cartões de crédito e cheques especiais", afirma.

Outra dica do Procon é antecipar o pagamento de prestações como, por exemplo, as de empréstimo e financiamento, aproveitando o desconto proporcional de juros. "Adiantar o pagamento pode ser mais vantajoso que aplicar o valor em caderneta de poupança para o pagamento de futuras parcelas", diz.

IPTU, IPVA e antecipações - A diretora do Procon recorda que no início de 2012 o contribuinte necessita pagar impostos como IPTU e IPVA. "Os pagamentos à vista podem ser mais vantajosos que a aplicação do dinheiro e o pagamento dos impostos em parcelas", explica.

No início do ano existem despesas como matrícula dos filhos e compra de materiais escolares. Juliana destaca que alguns bancos oferecem a possibilidade de antecipação do 13º salário. "O consumidor precisa saber que a antecipação do 13º trata-se de um empréstimo, portanto o consumidor não deve utilizar esse recurso desnecessariamente", observa.
Juliana afirma que essa antecipação só é interessante para quem pretende quitar dívidas mais caras, como é o caso do cartão de crédito e do cheque especial.

O Procon alerta que as taxas de juros podem variar de um banco para o outro e, por ser uma operação de crédito, envolve custos como tarifas e impostos.

Outras dicas do Procon

  • Reserve economias para o pagamento de despesas sazonais
  • Não se esqueça das despesas com matrícula e material escolar.
• Reserve o valor correspondente à renovação do seguro do automóvel. Caso não seja possível o pagamento total à vista, reserve, ao menos, o valor para pagamento da primeira parcela.
Programe os possíveis gastos do final de ano
  • Calcule o valor correspondente ao 13º salário de empregados domésticos.
• Controle sua ansiedade e resista aos apelos publicitários. Avalie se o que vai comprar é necessário. Resista aos modismos e aos supérfluos, pois eles encarecem suas compras. Evite comprar o que não precisa gastando o que não tem. Adiar a compra de um bem pode representar uma boa economia em seu orçamento.
  • Se puder, evite financiamentos, parcelamentos, compras no cartão de crédito e cheques pré-datados.
  • Pesquise preços e negocie descontos para pagamento à vista.
• Se não for possível pagar suas compras à vista, cuidado com os juros. Antes de efetuar a compra parcelada, pesquise os prazos, o valor das parcelas e a taxa de juros que será cobrada.
Faça um planejamento orçamentário para os próximos 12 meses
• Se pretende viajar nas férias, calcule e provisione os possíveis gastos com hospedagem, passagens, alimentação, seguro viagem, aluguel de automóvel, combustível, pedágios, passeios, lembranças etc.
• Se decidiu investir o que sobrou do 13º salário, analise as aplicações disponíveis no mercado, levando em consideração o período em que deseja usar o dinheiro, o tempo necessário para capitalizar (juntar) a importância desejada, a rentabilidade oferecida e o risco do investimento escolhido.
  • Caderneta de Poupança e Fundos de Investimentos podem ser uma boa opção para os mais conservadores.

Leia Também

Últimas Notícias