quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Pró-Memória oferece oficina gratuita de Marchetaria

23 Fev 2011 - 13h41

Este é o último mês para as inscrições dos cursos gratuitos promovidos pela Fundação Pró-Memória de São Carlos. Até o próximo dia 2 de março toda a população poderá se inscrever em cursos de restauração e aproveitamento de móveis, reinvento de brinquedos tradicionais, produção de origamis, entre outros cursos.

Uma das oficinas que serão oferecidas é a de Marchetaria, arte de ornamentar superfícies através da aplicação de lâminas de madeira utilizando como suporte objetos de madeira.

Além de explorar a criatividade e o trabalho manual, os alunos passarão a conhecer algumas técnicas mais utilizadas na decoração de peças em madeira.

Na arte da Marchetaria é possível empregar madeiras incrustadas, embutidas ou aplicadas em peças de madeira, formando desenhos variados e verdadeiras obras de arte.

O curso será ministrado pela profissional Rachel Ferrari, formada em design, que se dedica à busca da beleza natural em pedaços de madeira. Segundo ela, o resultado final de cada peça depende da interação com a matéria bruta, pois é através da leitura dos veios, nós, cores e texturas que a peça de transforma. “Em muitos momentos a madeira transmite emoções. A pessoa irá se expressar no design, portanto, uma peça nunca é igual à outra”, explica.

Atualmente, Raquel Ferrari ministra aulas na Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL), onde é incumbida de projetar uma empresa modelo que forma alunos com alta capacitação para o mercado de trabalho através de valores de consciência sócio ambiental.

A maioria dos cursos não exige conhecimentos prévios e as inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h das 18h, na Estação Cultura até o dia 2 de março. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: 3373-2700.

Leia Também

Últimas Notícias