Menu
sexta, 17 de setembro de 2021
Cidade

Pró-Memória lança projeto “Por dentro do bonde”

08 Abr 2011 - 16h39
0 - 0 -

A partir do próximo sábado (9) toda população poderá conhecer um pouco mais sobre a história do bonde em São Carlos através do projeto "Por dentro do bonde", realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Pró-Memória.

O bonde, atualmente localizado na Praça da Arcesp na Vila Very, foi revitalizado no final do ano passado. Recebeu novos pisos, bancos, iluminação e pintura. Além da revitalização, foi instalado no local o Memorial do Bonde que conta com informações e história sobre o bonde.
Com o "Por dentro do bonde" as pessoas poderão conhecer e relembrar sobre este meio de transporte que percorreu as ruas da cidade por mais de 50 anos.

Além da visita individual, o projeto também está organizando visitas monitoradas para grupos durante a semana. As escolas interessadas deverão entrar em contato com a Fundação Pró-Memória para o agendamento da visita através do telefone (16) 3373-2700 ramal 126.

O bonde estará aberto para visitação aos sábados das 13h às 17h e aos domingos das 10h às 13h. A visitação é gratuita.

História Bonde
Os bondes fazem parte da história de São Carlos e circularam por 50 anos pelas ruas da cidade. Esses veículos pertenceram à Companhia Paulista de Eletricidade.

Os bondes chegaram ao Brasil em meados do século XIX e as primeiras linhas, com carros a vapor, foram construídas no Rio de Janeiro, em 1861.

Em 1912, através de um contrato assinado com a Prefeitura Municipal, a Companhia Paulista de Eletricidade, que adquirira a Companhia de Luz Elétrica de São Carlos em 1907, recebeu a concessão para explorar o serviço de bondes por 50 anos (1912-1962).

Os trilhos, a rede aérea, veículos e componentes foram encomendados da fábrica belga Société Franco-Belge de Matériel de Chemins de Fer ainda em 1912, sendo que os bondes começaram a rodar apenas em 1914. Em 16 de junho de 1962 o contrato entre a Prefeitura e a Companhia Paulista de Eletricidade expirou e os bondes deixaram de circular em São Carlos.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias