terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Primavera de Museus começa dia 24 em todo país

17 Set 2012 - 15h43
0 - 0 -

A Primavera de Museus 2012, em sua sexta edição, é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontecerá em todo o país de 24 a 30 de setembro, assim como em São Carlos. O evento, que ocorre anualmente no início da estação, tem como objetivo sensibilizar os museus e a sociedade para o debate de temas da atualidade. Este ano o tema será "A Função Social dos Museus" e homenageará os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972, na qual o conceito de museu passou a ser entendido como uma instituição a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.

Durante o período de 24 e 30 de setembro, instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema.  Em São Carlos estão programadas as seguintes atividades: na terça-feira (25), das 10h às 18h, será realizada uma visita guiada ao mini-museu da Fundação Educacional São Carlos (Fesc) com palestra sobre "O Museu e a Terceira Idade" ministrada pela professora Maristela Bertuga Cerqueira e a bibliotecária Maria Terese Tonioli Carneiro;  na quarta (26), das 19h às 21h, acontece uma mesa redonda  sobre "Pinacoteca como espaço social das artes visuais: um paralelo sobre a obra de Francisco Amêndola" na Pinacoteca Municipal "José Guilherme Camargo de Toledo" , localizada no Teatro Municipal de São Carlos "Dr. Alderico Vieira Perdigão"; na quinta (27), das 9h às 16h, no Museu de Pedra Tinho Leopoldino, em Santa Eudóxia, será realizado o mini curso "O Museu como espaço educador" destinado a professores e educadores. Já na sexta-feira (28), das 14h às 17h, no Museu de São Carlos, na Praça Antonio Prado, s/nº, no centro, será realizada mais uma mesa redonda, desta vez com o tema "O Museu e a ferrovia", composta por Eduardo Romero e Maria Clara Neves, discutirá o papel do Museu como indutor da requalificação do espaço ferroviário e seu diálogo com a comunidade. Encerrando a programação no sábado (29), das 10h às 19h, será oferecida uma visita guiada no Museu de São Carlos com exposição de artesanato e antiguidade, espaço criança, música e área de convivência.

MUSEU TAM - Será desenvolvida de 26 a 30 de setembro, das 10h às 16h, uma ação educativa voltada aos colaboradores terceirizados, com a proposta de apresentar o museu e seu acervo àqueles que o vivenciam diariamente e participam do atendimento dos visitantes. O Museu TAM fica na Rodovia SP 318 - km 249,5. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3306-2028 ou (11) 5033-3440.

Leia Também

Últimas Notícias