sexta, 29 de março de 2024
Tecnologia

Presidentes da OCB e Agrishow discutem parceria com Embrapa em São Carlos

26 Jun 2019 - 07h36Por Redação
Presidentes da OCB e Agrishow discutem parceria com Embrapa em São Carlos - Crédito: Gisele Rosso Crédito: Gisele Rosso

Os presidentes do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas e da Agrishow, Francisco Matturo, conheceram pesquisas e tecnologias desenvolvidas nas duas unidades da Embrapa, em São Carlos, na última segunda-feira (24). Eles discutiram a possibilidade de parceria, principalmente, para a capacitação de profissionais da extensão rural.

O grupo, formado por membros do Sistema OCB, Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP) e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), foi recebido pelos chefes dos dois centros de pesquisa, Rui Machado, da Embrapa Pecuária Sudeste, e João Naime, da Embrapa Instrumentação.

Durante o encontro na Fazenda Canchim, sede da Embrapa Pecuária Sudeste, o chefe de Transferência de Tecnologia, André Novo, falou sobre o processo de transferir conhecimento para a cadeia produtiva e soluções tecnológicas desenvolvidas pela Unidade.

A visita, de acordo com Rui Machado, é uma forma de aproximação com o setor cooperativista e de ampliar as redes de relacionamento, o que abre oportunidade de ações de cooperação entre as instituições. Segundo ele, a OCB demonstrou interesse nos programas de capacitação continuada realizados pela Embrapa Pecuária Sudeste, como o Balde Cheio e o de treinamento de técnicos para adoção dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta (ILPF).

No campo, a comitiva conheceu a área onde deve ser instalada uma ordenha robotizada e o sistema ILPF voltado para a produção de leite. Além disso, visitou o Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre), onde viu detalhes sobre as pesquisas desenvolvidas pela Rede AP, com drones e também em irrigação em vitivinicultura.

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

Na Embrapa Instrumentação, a visita envolveu tecnologias para aferição da qualidade do café, análise de grãos com Ressonância Magnética Nuclear, fertilizantes com liberação controlada a partir de nanotecnologia, filmes comestíveis, snacks saudáveis e robô com inteligência artificial para análise de solos na agricultura.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o objetivo foi conhecer o trabalho realizado pelas Unidades de São Carlos. “Queremos melhorar nossa capacidade de criar alianças estratégicas com os centros da Embrapa. Essas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. Temos a ousadia em dizer que queremos ser um braço da transferência de tecnologias geradas aqui”, destacou Márcio de Freitas.

O presidente da OCB ainda falou sobre a importância do processo de modernização das cooperativas. “Temos uma agricultura de nova geração, porque temos um agricultor de nova geração, cada vez mais tecnológico, cada vez mais fazendo cálculos, cada vez mais disputando o mercado com o mundo todo. Esse agricultor precisa de uma cooperativa também de nova geração. Ela precisa ser moderna, eficiente, gerar resultados, agregar valor aos produtos e, assim, contribuir para qualidade de vida e felicidade do agricultor”, ressaltou.

O Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que envolve 6,7 mil cooperativas de diversos setores e 15 milhões de cooperados pretende, segundo Márcio de Freitas, ampliar o investimento em pesquisa, da mesma forma como já fez com um edital em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no qual foram investidos R$ 2 milhões.

Francisco Matturro, vice-presidente da Abag e que dirige a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil, a Agrishow - que neste ano reuniu mais de 800 marcas expositoras, 159 mil visitantes e registrou um volume de negócios de R$ 2,9 bilhões - confirmou presença no Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária, que ocorrerá entre 3 e 5 de dezembro, e destacou a necessidade da Embrapa “criar uma narrativa de fácil compreensão sobre o conceito de Agricultura 4.0”.

“Automação e conectividade vieram para transformar a agricultura, daí a importância de discutirmos a fundo esse tema no SIAGRO 2019, que terá uma mesa-redonda dirigida pelo Márcio Freitas sobre a inserção das cooperativas no universo da Agricultura 4.0”, disse João Naime. “Para acelerar essa inserção, as duas Unidades de São Carlos deverão firmar um acordo com a OCB nos moldes que já ocorre nos Centros de Pesquisa da Embrapa de Soja, Gado de Leite e Trigo e realizar capacitações nos temas discutidos na visita”, acrescentou.

Leia Também

Últimas Notícias