quarta, 17 de abril de 2024
Cidade

Prêmio CAPES de melhor tese de doutorado vai para aluna do IAU-USP

07 Out 2014 - 17h09

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos comemora: uma de suas alunas de doutorado do Programa de Pós-Graduação foi a grande vencedora do Prêmio Capes de Tese 2014, na área de Arquitetura e Urbanismo. Renata Campello Cabral defendeu, em 2013, a tese “A noção de ‘ambiente’ em Gustavo Giovannoni e as leis de tutela do patrimônio cultural na Itália”, e recebe o prêmio no dia 10 de dezembro em Brasília/DF, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

“É para mim muito significativo receber essa premiação por uma tese desenvolvida e defendida no IAU, onde também realizei o meu mestrado. Minha formação se deve em grande parte ao grupo de professores que compõem ou passaram por este Instituto, a quem sou enormemente grata pelo aprendizado e pelo exemplo de competência e paixão pela pesquisa. O sentimento é de enorme alegria”, relata Renata Cabral.

Segunda ela, o tema da conservação do patrimônio urbano encontra, nesta tese, aspectos de sua gênese legal na Itália. Nela, são abordadas as contribuições do influente engenheiro Gustavo Giovannoni para a ampliação da tutela, em seu país, para além daquela voltada ao ‘monumento’ isolado, assim como para a introdução, em lei, de instrumentos importantes para o campo da conservação urbana, como a figura do ‘plano’. “Giovannoni participou da redação de leis voltadas à proteção das ‘belezas naturais’ e ‘panorâmicas’ [1922 e 1939] e influenciou indiretamente parte do conteúdo da lei sobre a Tutela das Coisas de Interesse Artístico e Histórico [1939] e da lei urbanística [1942]”, explica Renata.

Para o orientador da tese vencedora e professor do IAU-USP, Carlos Roberto Monteiro de Andrade, o trabalho aborda uma temática ainda pouco explorada pela nossa historiografia sobre a teoria e a prática do restauro, analisando uma noção chave para a formulação de propostas de conservação do patrimônio. Segundo Andrade, o mérito da tese está em analisar com profundidade, e a partir de levantamento documental inédito junto a arquivos italianos, a emergência da noção de ambiente e as polêmicas e ressonâncias a ela associadas.  “Destaco que a colaboração do professor Andrea Pane, da Università degli Studi ‘Federico II’, em Nápoles, como supervisor de Renata durante sua pesquisa na Itália, foi bastante importante e indica a relevância em estimularmos nossos mestrandos e doutorandos em realizarem estágios de doutorado em instituições de ponta no exterior”, destaca Andrade.

“Creio que para o Programa de Pós-graduação do IAU o prêmio ora recebido, mérito sobretudo da Renata, representa a acertada escolha de nosso Programa em não embarcar no caminho produtivista e meramente quantitativo de oferecimento de títulos, mas sim zelar pela qualidade de nossas pesquisas”, completa o orientador.

Márcio Minto Fabrício, presidente da Comissão de Pós-Graduação do IAU-USP, lembra que o Instituto já teve várias vezes teses agraciadas com menções honrosas e destaques pela CAPES, mas que esta é primeira vez que é outorgado a um aluno o prêmio mais importante no país em pós-graduação. “Isso demonstra a seriedade e qualidade do Programa oferecido pelo IAU”, analisa Fabrício.

Para o diretor do IAU-USP, Carlos Ferreira Martins, o reconhecimento representado pelo Prêmio CAPES “é muito importante e vem se somar a outros prêmios, nacionais e internacionais, obtidos por trabalhos defendidos no nosso Instituto. Esse reconhecimento institucional reafirma a vocação de um centro de excelência na pesquisa da área e, neste caso específico, o acerto de uma política de cooperação com grandes centros internacionais”.

Em ofício, a CAPES ressalta que a contribuição da tese de Renata Cabral certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil. A pesquisa irá concorrer agora ao Grande Prêmio CAPES.

Leia Também

Últimas Notícias