quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura vai retomar obras de quatro Unidades de Saúde da Família

26 Fev 2016 - 09h48Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, vai abrir novo processo licitatório para o término das obras das unidades de saúde da família (USFs) dos bairros São Carlos VIII, Santa Angelina, Zavaglia e Vila Isabel (CDHU). O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Altomani na última quarta-feira (24), após reunião com os secretários Marcus Petrilli (Saúde), Márcio Marino (Obras Públicas) e Waldomiro Bueno (Governo).

Os recursos utilizados serão do próprio município no valor de R$ 2,3 milhões e as obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

As obras foram iniciadas na administração passada, em 2012, duas delas foram retomadas, porém novamente paralisadas porque foram abandonadas pelas empresas vencedoras da licitação. "Primeiro tivemos problemas com as empresas e depois não relicitamos por falta de recursos em virtude dos saques realizados por parte do Tesouro Nacional, o que ocasionaram uma retirada de aproximadamente R$ 75 milhões dos cofres da Prefeitura e levaram o município a fazer parte da lista do Cadastro Único de Convênios (Cauc), ficando impossibilitado de receber recursos provenientes de convênios", explica o prefeito Paulo Altomani.

As unidades de saúde da família têm em média 350 m² de área construída com salas de curativo, esterilização, vacinação, escovação, consultórios médicos, entre outras repartições.

Segundo o secretário de Saúde, Marcus Petrilli, com essas unidades entrando em funcionamento a rede de atenção básica será fortalecida e o programa de saúde da família ampliado. "Vamos aumentar o atendimento em 10% com relação às ações preventivas, o que é muito importante para todos os usuários do Sistema Único de Saúde", garante Petrilli.

Todos os processos licitatórios já estão prontos. "Estávamos somente aguardando a indicação de recursos para a abertura da licitação", finaliza o secretário de Saúde.

Cada unidade foi paralisada em uma fase de construção, sendo que a unidade do Santa Angelina já está com 80% da obra construída.

Leia Também

Últimas Notícias