terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura realiza panfletagem em prol do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

14 Jun 2012 - 20h18

A cada ano, mais de 600 mil idosos ingressam nessa faixa etária no país e a estimativa é que em 2020 o total chegue a 25 milhões. Nesse sentido, 15 de junho foi instituído o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Em São Carlos, a Prefeitura Municipal, por meio da Divisão de Políticas e Atendimento ao Idoso e às Pessoas Portadoras de Deficiência, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, organiza nesta sexta-feira (15), uma panfletagem para divulgar a data.

O ato será realizado próximo à região da Praça Maria Apparecida Resitano (Mercado Municipal), das 9h às 11h e das 13h às 15h, onde serão dadas orientações sobre a violência contra o idoso e como protegê-lo.

Divisão específica - O serviço foi criado em 2003 pela Prefeitura e é voltado ao atendimento de denúncias, garantindo que os direitos dos idosos e pessoas portadoras de deficiência não sejam violados.

O objetivo é orientar e informar sobre os direitos dos idosos, com base no Estatuto, atendendo, e visando a proteção e bem estar do idoso, entre outros intuitos.

Após o recebimento da denúncia, anônima ou não, é realizada uma visita de um assistente social e/ou psicólogo para averiguação. Em seguida são realizados os encaminhamentos necessários e realizado contato com a família (caso o idoso não possuir família). Após monitoramento do caso, se a situação não se resolver, o serviço encaminha o caso para o Ministério Público.

Outras informações sobre os serviços oferecidos podem ser obtidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) pelo telefone 3307-7799.

Leia Também

Últimas Notícias