sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Prefeitura realiza palestra sobre violência sexual infantil

13 Mai 2014 - 20h53
0 - 0 -

Com um público de aproximadamente 400 professores da rede municipal de educação e profissionais de diversas secretarias, a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude (SMEIJ), e do Programa Primeiríssima, realizou na noite de segunda-feira (12), no Teatro da Escola Diocesano La Salle, uma capacitação para profissionais que trabalham diretamente com crianças, com o tema Violência Sexual Infantil.

A palestra foi presidida pela psicóloga e professora do departamento de psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Raquel de Faria Brino, que reafirmou o objetivo de sensibilizar os profissionais sobre questões de prevenção da violência sexual infantil. “O assunto é de extrema importância e, às vezes, diferente do que a gente imagina, pois a violência sexual em crianças é muito freqüente e pouco denunciada. Nosso intuito é abordar perspectivas de prevenção, caracterização do abuso e o papel do profissional em relação a situações de violência da criança”, explicou.

De acordo com a Secretária Municipal da Infância, Beatriz Aparecida Tolentino, o encontro faz parte de um grande trabalho realizado durante todo o ano pela prefeitura, no quesito de prevenção, reintegração e recuperação das vítimas de abuso. “O tema é de grande importância dentro da secretaria, estamos unindo forças junto aos profissionais que trabalham diretamente com crianças na identificação dos abusos e encaminhamento das crianças e punição para os responsáveis”.

Beatriz também aproveitou a ocasião para dar continuidade na coleta de assinaturas para um abaixo assinado que prevê a separação da Vara da Infância com a Vara Criminal do Fórum de São Carlos. “Queremos atendimento e tratamento diferenciado para as crianças assistidas e para o menor infrator. Diversas cidades já trabalham desta maneira e queremos isso para a nossa cidade”, disse a secretária.

Segundo o secretário executivo do Programa Primeiríssima Infância, Responsabilidade de Todos, Natanel Alves da Silva, a palestra também faz parte do pré-lançamento da 4ª Semana do Bebê, que se inicia na próxima semana. “Estamos preparando um grande quadro de atividades para a Semana de Bebê. O encontro de hoje, é um aquecimento dos cuidados com as crianças, que não deve acontecer só durante a semana, mas durante todo o ano”. 

Leia Também

Últimas Notícias