quarta, 17 de abril de 2024
Saúde

Prefeitura realiza Mutirão de Combate a Dengue no Eduardo Abdelnur

12 Fev 2019 - 07h00Por Redação
Prefeitura realiza Mutirão de Combate a Dengue no Eduardo Abdelnur - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de São Carlos realizou no sábado, 9, o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypyi, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febra Amarela, no Residencial Eduardo Abdelnur.

Os Agentes de Combates a Endemias, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos e do SAAE, que disponibilizaram caminhões e ajudantes para o recolhimento de inservíveis, fizeram a distribuição de panfletos educativos, vistoria de imóveis com eliminação de criadouros, pesquisa larvária e recolhimento de inservíveis encontrados nas áreas de risco. Mais de 10 caminhões foram retirados do bairro com vários tipos de inservíveis.

“Temos casos confirmados aqui no Eduardo Abdelnur e várias pessoas estão com os sintomas. Hoje percebemos que as pessoas não estão cuidando dos seus quintais, uma vez que removemos diversos criadouros. São muitas garrafas, pneus, latas e lonas que ficam no fundo ou até mesmo na frente de algumas casas. Também solicitamos para que os moradores não joguem entulho nas áreas públicas e façam o descarte do lixo corretamente na coleta rotineira. Cada morador deve realizar sua própria vistoria pelo menos duas vezes por semana nesta época que a incidência da doença é maior. A eliminação dos criadouros ainda é a principal medida preventiva de combater o mosquito transmissor”, explicou a chefe da Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Scatolini.

O secretário de Saúde, Marcos Palermo, participou da ação e garante que o trabalho vai continuar. “Na próxima semana vamos para outro bairro, porém ainda será definido em qual, a ideia é fazer em locais que tenham mais casos confirmados”, disse Palermo.

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO

A Prefeitura de São Carlos também realiza até sexta-feira, dia 16 de fevereiro, a Semana Integrada de Mobilização Social entre as Secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente. Confira a programação:

12/2 a 16/2 - Distribuição de folhetos, orientação sobre as arboviroses e controle de criadouros com fixação de cartazes no comércio e outros pontos referenciais na área central da cidade e nas Vila São José, Costa do Sol, Santa Felícia, Vila Prado e Cidade Aracy;

12/2 a 15/2 - Recolhimento de pneus inservíveis dos domicílios, oficinas mecânicas e áreas públicas;

15/2 – 8h às 17h - Orientações aos viajantes no Terminal Rodoviário;

16/2 - Município participa da 4ª Edição do Mutirão da EPTV: tenda com atividades educativas na Praça do Mercado Municipal; divulgação no comércio e população; colocação de faixas de Combate a Dengue nos semáforos; bloqueio de criadouros em áreas de transmissão, conforme incidência de casos positivos e suspeitos da doença.

São Carlos contabiliza 249 notificações de Dengue em 2019, 23 casos foram confirmados, sendo 12 autóctones e 11 importados. Já de Chikungunya são 10 notificações, porém nenhum caso foi positivado. De Zika e Febra Amarela nenhuma notificação até momento. Novos exames devem ser confirmados nesta terça-feira (12).

Leia Também

Últimas Notícias