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Prefeitura realiza levantamento cadastral das sepulturas dos cemitérios municipais

02 Ago 2012 - 17h20
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Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São Carlos, via Secretaria de Serviços Públicos, e a Fundação Pró-Memória, está sendo realizado um levantamento cadastral de todas as sepulturas dos cemitérios municipais de São Carlos e a digitalização dos primeiros livros de registros dos sepultamentos ocorridos na cidade. Todas as sepulturas serão medidas e fotografadas. Estas informações serão então inseridas em um sistema digital que comporão uma base de informações fundamental para facilitar e agilizar a busca aos usuários, além de auxiliar no gerenciamento e administração dos cemitérios. A partir deste levantamento, mapeamento e delimitação de quadras e identificação dos lotes será possível oferecer aos usuários um serviço que facilite a localização e o acesso as sepulturas de seus entes e amigos queridos.

Segundo o engenheiro civil da Secretaria de Serviços Públicos, João Guilherme Mortatti, "com o levantamento vamos obter informações que completarão a base de dados já existente".

A longo prazo, será disponibilizado na internet a localização da sepultura, onde o usuário poderá acessar e verificar a rota de acesso ao local.

Somente no Cemitério Nossa Senhora do Carmo existem atualmente cerca de 150 mil sepulturas (em média são realizados 130 sepultamentos por mês). Este possui um mapa do arruamento principal e das sepulturas do cemitério jardim que fica afixado na parte externa da administração. A partir desse mapeamento a cidade passará a ter um registro mais completo do cemitério e ainda o serviço de digitalização dos primeiros livros de registro de sepultamento do local. Regularizar e organizar o cemitério são demonstrações de respeito às famílias, auxiliando a preservar a história de São Carlos.

Segundo Suzana da Silva Luiz, Chefe de Seção de Cemitérios, até alguns anos os registros eram realizados em livros que eram arquivados na administração do cemitério. Ao todo são 19 livros que eram utilizados na administração dos cemitérios. Até 2009 foram digitalizados os livros mais recentes, sendo suas informações arquivadas em uma base digital e utilizadas na administração do cemitério. Todos os livros originais foram então arquivados na Fundação Pró-Memória que dispõe de local adequado e pessoal capacitado para conservação de tais documentos, que contam um pouco da história de São Carlos. Como os livros mais antigos não eram tão acessados, sua digitalização ficou para uma segunda etapa que se inicia agora. Desta forma, ao concluir a digitalização dos cinco primeiros livros de registros de sepultamento estará disponível, em uma base digital, todos os registros de sepultamentos ocorridos no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo desde 1896, época aproximada do primeiro registro de sepultamento no cemitério mais antigo de São Carlos, ainda em operação.

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