quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura realiza cirurgias de castração no Zavaglia

04 Jul 2012 - 11h45
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, vem realizando gratuitamente cirurgias de esterilização de animais (castração) em cães e gatos do Jardim Zavaglia.

De acordo com o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, Jilverson Moraes, o objetivo das cirurgias é reduzir o número de crias indesejáveis e prováveis abandonos de animais no local. "Por ser um bairro novo, boa parte das casas ainda não tem muro nem portões o que facilita para que os animais fiquem errantes e cruzem no período de cio", explicou.

Desde o começo do ano, ao todo já foram realizadas 182 cirurgias, sendo que os proprietários estão sendo contatados casa a casa e, mediante uma assinatura de um termo de autorização, o procedimento é realizado.

Moradores do Jardim Zavaglia que tenham animais ainda não castrados podem entrar em contato pelo telefone (16) 3374-3239 para agendar a cirurgia.

O próximo bairro a ser atendido pela equipe do Departamento é o São Carlos 8. O proprietário interessado na castração do seu animal já pode
se inscrever no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro.

Atualmente o Departamento de Defesa e Controle Animal da Prefeitura realiza cerca de 300 cirurgias/mês, ficando destinado um dia da semana exclusivamente para atender os animais destes locais citados. Nos demais dias é realizado o procedimento em animais internos, animais doados no Canil e Gatil Municipal e animais oriundos das fiscalizações realizadas.

ADOÇÕES - Durante a última feira de adoções realizada no Canil Municipal (no dia 30 de junho) foi registrada a visita de 119 pessoas e 13 adoções. Na ocasião o canil também realizou a vacinação antirrábica, cuja campanha ainda está acontecendo das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, a ideia é que as pessoas conheçam o trabalho realizado pelo canil, ajudando na conscientização da população sobre os conceitos de guarda responsável e aumentando a chance dos animais ganharem um novo lar. A Prefeitura também disponibiliza a adoção virtual no site  www.saocarlos.sp.gov.br/adocao

Leia Também

Últimas Notícias