quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Prefeitura realiza 11ª SIPAT

25 Jun 2012 - 17h00
0 - 0 -

Com o objetivo de sensibilizar e permitir que os funcionários reflitam sobre seu trabalho e a segurança oferecida nesse ambiente, a Prefeitura de São Carlos realiza a 11ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Nesta segunda-feira (25), pela manhã, foi realizada a abertura do evento, que contou com a presença do prefeito, Oswaldo Barba, do vice-prefeito, Emerson Leal, da secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ana Ponce e do diretor do Sindispam (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São Carlos), Leonardo Rezende Nogueira, representando o presidente do sindicato, Adail Toledo.

O tema deste ano, que é "Segurança: um objetivo de todos", foi ressaltado pelo prefeito Barba como relevante, já que garante um trabalho de qualidade e seguro para os servidores e consequentemente para toda a população. "Vocês são a mola propulsora de todas as políticas públicas que implantamos, pois são os primeiros a avaliar os serviços e nos fornecem críticas construtivas com o objetivo de oferecer o melhor atendimento para a população", destacou Barba. Durante a abertura foi ministrada palestra sobre o Projeto "Cidade em defesa da vida", com as palestrantes Regiane Figueira e Carla Vieira.

O prefeito Barba enfatizou ainda a criação de um Plano de Carreira para os servidores municipais. "O plano de cargos e salários foi elaborado de maneira participativa com papel fundamental dos funcionários, junto com a administração pública. E isso é uma conquista de anos, que traz perspectivas profissionais a todos", disse.

A secretária Ana Ponce agradeceu a todos os servidores que trabalharam ativamente na organização da semana. "Gostaria de agradecer a todos, especialmente à equipe do Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) da Prefeitura. Esta semana é de fundamental importância para manter a qualidade de vida no trabalho", disse.

Entre os benefícios conquistados pelos servidores durante a administração, destaque para 696 unidades habitacionais no residencial Jardim das Araucárias, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, programa de preparação para a aposentadoria, cesta básica com mais de 30 itens. "E ainda a licença maternidade de 6 meses. Fomos a primeira Prefeitura do Estado a estabelecer este aumento. Cerca de 300 servidoras usufruíram deste benefício até este ano", disse Ana Ponce.

Além disso, a Prefeitura adquiriu cerca de 5 mil itens de proteção de segurança, como calçados, bota de borracha, luvas, protetores auditivos, máscaras respiratórias, capas de proteção para chuva, cremes protetores e outros.

Periodicamente são realizadas SIPAT's, com atividades nos locais de trabalho, palestras diversas, buscando sensibilizar os funcionários para a questão da segurança. Nesta SIPAT, que começou nesta segunda-feira (25) e vai até sexta-feira (29), a programação inclui: palestras sobre gravidez na adolescência/DST/Alimentação Saudável, saúde bucal, qualidade de vida, entre outros.

Concurso - A Prefeitura também está oferecendo um concurso de frases e cartazes acerca do tema Segurança: um objetivo de todos. De acordo com a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ana Ponce, o concurso permite que os servidores participem de maneira efetiva na construção de um processo cultural de incorporação de conceitos e valores de segurança e qualidade de vida no trabalho. Podem participar qualquer servidor público municipal, exceto os membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS) da administração direta e indireta. Serão premiados os dois melhores trabalhos (1º e 2º lugares) de cada categoria durante cerimônia de encerramento da SIPAT, no dia 29, às 15h, no auditório do Paço Municipal.

Leia Também

Últimas Notícias