quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Prefeitura reabre piscina do Cidade Aracy após 5 anos desativada

09 Fev 2018 - 19h08

A piscina pública do bairro Cidade Aracy, localizada ao lado do Centro da Juventude Lauriberto José Reys, local onde hoje também funciona a EMEB Névio Dias, foi reaberta nesta sexta-feira (9), pelo prefeito Airton Garcia e pelos secretários de Infância e Juventude, Paulo Wilhelm e de Esportes e Lazer, Edson Ferraz.

A piscina, única pública construída no bairro Cidade Aracy, contou com investimentos de R$ 648 mil do Governo Federal, via Ministério do Esporte. Inaugurada em janeiro de 2010, encerrou suas atividades ao público em 2012, com problemas nas bombas e nos vestiários, que foram depredados.

Em 2014 recebeu quatro novas bombas, nova tubulação hidráulica, porém a reforma nem chegou a ser finalizada e o equipamento público foi novamente depredado, com fiação, chuveiros e bombas furtados por falta de segurança. De lá para cá nada mais tinha sido feito para a reabertura da piscina.

"Primeira coisa que solicitei foi que antes de iniciar a reforma que construíssem o murro para proteger o local. Fiz isso, primeiro pensando na segurança das crianças, tinha medo que um moleque passasse por aqui e resolvesse nadar sozinho, como a piscina é grande e profunda, poderia acontecer um afogamento, depois para resguarda o equipamento público", disse o prefeito Airton Garcia feliz com a alegria das primeiras crianças que já estavam fazendo aula de natação no local.

Airton finalizou dizendo que os filhos de moradores da região do Aracy tem que ter os mesmos direitos dos filhos de pessoas que residem em outras regiões da cidade. "As crianças e jovens do Aracy tem que ter os mesmos direitos daqueles que podem frequentar clubes chiques da cidade".

De acordo com o secretário Paulo Wilhelm, da Infância e Juventude, foi necessário recuperar a área toda e não somente os equipamentos da piscina para poder reativar os serviços oferecidos para a população. É um patrimônio que muitas cidades não têm e que nos não podíamos perder", ressaltou o secretário.

Wilhelm também explicou como vai funcionar o local. "A piscina é pública, porém não é uma piscina para lazer, é para trabalho educacional, para aulas de natação e hidroginástica, tanto que nem possui parte rasa, é semi-olímpica. Já temos uma parceria com a ONG Proara que vai ministrar as aulas. Também pretendemos fazer uma parceria com o Corpo de Bombeiros para treinamento", explica o secretário de Infância e Juventude.

"Essa piscina é semi-olímpica (25 x 12,5m) com 6 raias, toda azulejada, porém estava desativada há mais de 5 anos e agora conseguimos devolver à população esse equipamento de extrema importância para toda essa região. Na verdade quem ganha não é somente o Cidade Aracy, é a cidade de São Carlos", garante Edson Ferraz, secretário de Esportes e Lazer.

Selma Maria Noronha, moradora da região, disse que agora a filha poderá fazer aulas. "Quando a piscina foi inaugurada minha filha era bebê, depois ficou fechada muito tempo, mas agora vai poder fazer aulas de natação duas vezes por semana. Já fiz até a carteirinha", comemora a mãe.

Vinicius dos Santos Ferreira, 16 anos, estudante da Escola Estadual Marivaldo Carlos Degan, aprovou a reabertura da piscina. "Isso é muito bom para nós. Vou ter o que fazer no período da tarde, vou nadar aqui e ficar menos tempo na rua".

Já Letícia Victória da Silva, 10 anos, moradora do Planalto Verde e estudante do CAIC, estava encantada. "Adorei essa piscina, água limpinha, já pedi para minha mãe para ir a UPA pegar o atestado médico para me inscrever. Agora vou aprender a nadar".

As pessoas interessadas em vagas para aulas de natação ou hidroginástica já podem procurar o Centro da Juventude Lauriberto José Reys, localizado na rua José Francisco Bicaletto, s/nº, no bairro Cidade Aracy II, para fazer a inscrição. É necessário apresentação de atestado médico que pode ser emitido, após exames, pelos médicos da UPA do Cidade Aracy.

Também participaram da solenidade de reabertura da piscina os vereadores Moisés Lazarine, João Baptista Muller e Leandro Amaral, além demais secretários municipais, professores, representantes da Proara e moradores da região.

 

Leia Também

Últimas Notícias