sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura prepara barracão para recebimento e triagem de lixo reciclável

03 Jul 2013 - 08h35
0 - 0 -

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia / Coordenadoria de Meio Ambiente (SMDSCT / CMA), está finalizando a preparação de um barracão, localizado no Jardim Ipanema, para efetuar a triagem do lixo reciclável coletado em São Carlos.

Segundo Kleber Luchesi, chefe da Divisão de Fomento à Redução e Controle de Resíduos Sólidos da Coordenadoria, o novo barracão deverá estar pronto em 40 dias e possibilitará o aumento da coleta de lixo reciclável na cidade. “Hoje coletamos de 80 a 100 toneladas por mês. Após a implantação do barracão esse número deverá chegar a 350 toneladas mês”, projetou.

Estão sendo construídos, no terreno de cerca de 3 mil metros quadrados com 800m2 de área coberta, vestiários masculino e feminino, além de adaptações para um refeitório, um escritório e uma sala que receberá crianças para projetos de educação ambiental.

O local vai contar com maquinários como moinho, para trituração de plástico e presas e esteiras, para agregar valor ao lixo no mercado. O local, alugado pela Prefeitura, já possui um transformador, monitoramento com câmeras de segurança e balança para pesagem dos caminhões. “a pesagem era um grande problema da cooperativa de catadores, que tinha que pesar os veículos em outro lugar antes de descarregar. Iremos economizar tempo e ganhar em quantidade de lixo recolhido”, explicou Kleber.

O barracão funcionará das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e depois da implantação, segundo o chefe da Divisão, deverá dobrar o número de cooperados. A contratação de cinco caminhões para a coleta já estão em fase de licitação e mais um caminhão da Prefeito somará a frota utilizada pela cooperativa.  “Também estamos preparando outros dois barracões, na  Cidade Aracy e Jardim Maracanã para normalizar, definitivamente, a coleta seletiva na cidade”.

Leia Também

Últimas Notícias