sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Prefeitura já entrega alimentos processados nas escolas

02 Ago 2011 - 20h47
0 - 0 -

Desde o último dia 25, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, distribui os primeiros alimentos processados nas escolas da cidade. Isso foi possível após a recente ampliação da Unidade de Processamento de Alimentos, na sede da Secretaria, e que realiza o corte de folhas das verduras e legumes, entre outros alimentos. Também foram instaladas câmaras frias, máquinas que embalam os alimentos à vácuo e outra que processa frutas.

De acordo com a secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, a unidade vem contribuir com a melhoria da qualidade dos produtos, além de facilitar o trabalho das merendeiras e profissionais que atuam nos restaurantes populares e cozinhas de escolas no município. "O processamento agrega qualidade ao serviço e ajuda a consolidar o programa de segurança alimentar existente na cidade, além de continuar garantindo a toda a população um prato de comida de qualidade", destaca a secretária.

Semanalmente, às segundas-feiras, aproximadamente 3 toneladas de alimentos processados estão sendo entregues nas 119 unidades escolares de São Carlos.

Os produtos são adquiridos diretamente da agricultura familiar, cumprindo a determinação nacional de que pelo menos 30% dos produtos hortifrutigranjeiros sejam adquiridos da agricultura familiar. A iniciativa vem gerando emprego e renda aos pequenos agricultores.

São 206 agricultores cadastrados na cidade, sendo que parte deles vende seus produtos para a Prefeitura, abastecendo o Banco de Alimentos Municipal. Atualmente, são adquiridas 73 toneladas de hortifrutigranjeiros por mês, o que representa um investimento de R$ 205 mil. Esses produtos são estocados no Banco de Alimentos e depois encaminhados para a cozinha industrial (que abastece as duas unidades do Restaurante Popular), para a merenda escolar das escolas municipais (119 unidades, que representam uma demanda de 60 mil refeições/dia), estaduais e conveniadas e para a cozinha comunitária de Santa Eudóxia. O Restaurante Popular da Vila Irene serve, todos os dias no almoço, aproximadamente 250 refeições, e no Restaurante Popular, localizado no bairro Cidade Aracy, por volta de 300 refeições/dia na unidade (jantar).

Leia Também

Últimas Notícias