quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura intensifica melhorias para escoamento de águas

08 Abr 2011 - 14h10
0 - 0 -

Os bairros Vila Boa Vista, Jardim Munique, Parque Santa Felícia, Jardim Cardinalli e Cidade Jardim em São Carlos receberam obras que irão melhorar o escoamento das águas nas ruas. A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, construiu neste mês de março novos sarjetões de concreto nestes cinco bairros, totalizando aproximadamente 110 metros quadrados de área total implantada.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, alguns sarjetões estão em fase final de cura do concreto e serão liberados para o tráfego na próxima semana. Mas o número de bairros contemplados irá aumentar. Neste mês de abril, a Prefeitura pretende construir novos sarjetões em outras regiões da cidade.

Para Nivaldo, obras como estas são muito importantes para a cidade. "Os sarjetões direcionam as águas pluviais, da lavagem de quintais e ruas para bocas de lobo ou áreas próprias para lançamento, impedindo que se espalhem sobre a via. Esta iniciativa evita o desgaste prematuro do pavimento e a consequente abertura de buracos", salientou.

Sobre os locais selecionados e tipo de obra executada (suas dimensões e perfil), as equipes da Prefeitura se basearam em critérios técnicos que levam em conta o fluxo de água, a geometria das vias e o tipo de tráfego do local.

Porém, para oferecer mais este benefício para a população, o secretário municipal disse que é necessário a compreensão de todos. Isto porque, para garantir as propriedades de resistência e durabilidade do sarjetão, é preciso respeitar o tempo de cura do concreto. E este processo (onde o concreto adquire resistência, por meio da reação do cimento contido em sua mistura) dura de 21 a 28 dias. "Neste período nós precisamos manter o sarjetão sem carregamento, ou seja, manter a via interditada para o tráfego de veículos. Por isso nós pedimos a colaboração da população, principalmente respeitando a sinalização que é feita no local para evitar acidentes e preservar a obra, garantindo que após este período seja possível usufruir dos benefícios do serviço executado pela Prefeitura".

Leia Também

Últimas Notícias