quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura inicia revitalização da histórica praça da estação

23 Abr 2014 - 20h33
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou no sábado (19) uma força tarefa que deu início ao processo de revitalização da Praça Antonio Prado, a histórica e conhecida Praça da Estação, em São Carlos.

O trabalho faz parte do projeto São Carlos Mais Florida, que propõe a revitalização e plantio de flores em praças, rotatórias e canteiros centrais da cidade, a exemplo do que foi realizado na Praça do Balão do Bonde; na Praça Brasil; rotatória da Vila Nery; na rotatória do CDHU, na Vila Izabel; na rotatória do complexo viário Fernando Arruda Botelho, no bairro Santa Felícia e na Praça Duque de Caxias, no final da rua Antônio Blanco com a avenida São Carlos, no Cidade Jardim.

Durante a força tarefa, que contou com uma equipe de 28 funcionários, foi realizada a poda alta das árvores; a retirada da grama e dos bancos antigos; o início da colocação da nova grama; pequenas reformas no calçamento e no “pergolado” e a lavagem dos pontos de ônibus e de toda a área da Praça, que soma cerca de dois mil metros quadrados.

Segundo o chefe de gestão das áreas verdes da Secretaria de Serviços Públicos, Vicente Mateus Xavier Filho, o trabalho deve continuar nas próximas semanas com o plantio de flores, como Primaveras e Lantanas, amarelas e mistas, e com a pintura do local. “Nosso projeto de pintura pretende dar continuidade ao layout e às cores da fachada da Estação, fazendo com que haja uma continuidade do prédio histórico”. A Praça ostenta exemplares de Ipê, Pau Cigarra, Jaqueira, Mangueira, Limoeiro. Figueira e centenárias Palmeiras Imperiais e Washingtonias, com mais de 20 metros de altura.

A revitalização prevê, ainda, a fixação de dez novos bancos de concreto com encosto, adquiridos com verba parlamentar do vereador José Luis Rabello; revisão e melhorias no sistema de iluminação e colocação de lixeiras.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, José Carlos Correa, além de sua importância histórica, a Praça Antonio Prado tem, hoje, um grande fluxo de pessoas caminhando ou em uma das inúmeras linhas de ônibus que circulam nas proximidades. “Estamos trabalhando continuamente para garantir que as praças, canteiros, rotatórias, guias e sarjetas da cidade estejam sempre bem cuidadas. Todos os dias uma equipe da Secretaria está em algum ponto da cidade fazendo capinação e manutenção. É um trabalho exaustivo, mas com o apoio do prefeito Paulo Altomani, estamos conseguindo realizá-lo com êxito, trazendo bem estar, segurança e satisfação para o munícipe”, afirmou.

Leia Também

Últimas Notícias