sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura inaugura sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

28 Jun 2016 - 18h47
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos inaugurou nesta terça-feira (28) um marco no respeito aos direitos dos deficientes físicos, a sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A casa localizada na rua Tomaz Antonio Gonzaga, 120, no parque Arnold Schmidt, próxima a portaria principal do campus 1, da USP, e conta com área total de 2.500 metros quadrados.

"Mais que um ponto administrativo, vai ser um centro de convivência e efetivação de políticas públicas de respeito ao cidadão e acessibilidade", explica a secretária Tamy Aline Sato. A secretaria vai contar com central de intérprete de Libras, sala de atividades lúdicas inclusivas, sala para danças inclusivas, quadra de esportes adaptados, estúdio audiovisual, e sala de tecnologias assistivas. "Era um compromisso que assumimos e cumprimos com a nossa comunidade", destacou o prefeito Paulo Altomani, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade "Amai-vos", Alice Altomani.

A cerimônia de inauguração começou com apresentação do coral "Além do Olhar", ligado ao espaço Braille, da Secretaria Municipal de Educação, com regência de Ivone Camargo. Os deficientes visuais encantaram aos convidados com as músicas apresentadas. Em seguida, mais um show de competência e dedicação, com a Banda Marcial da Apae, sob a regência do maestro Roberto Mori. "A apresentação da Banda, sua técnica e capacidade, mostram o quanto um trabalho como este pode ser inclusivo", afirmou Tamy Sato. Toda a cerimônia teve tradução simultânea em Libras, pelo intérprete Hebert Cauã.

Também participaram da inauguração os vereadores Lucão Fernandes, presidente da Câmara, e Dé Alvim, o assessor Aguiar, representando o vereador Penha; os secretários municipais de Governo, Waldomiro Bueno de Oliveira; da Educação, Douglas Marangoni; de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti; de Serviços Públicos, Marcos Thomazo Chirreia; de Infância e Juventude, Jorge Negretto; de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Antunes; de Obras/Transporte e Trânsito/Habitação, Márcio Marino; de Esportes, Ronaldo Pacheco e de Comunicação, Glória Saratt, além do chefe de Gabinete do Prefeito, Márcio Monzane; os presidentes da FESC, Vera Lúcia Ciarlo Raymundo; da Prohab, Mauro Moraes e da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques; o comandante da Guarda Municipal, Marcos Marques Ribeiro e o sub, Luiz Medeiros; o diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero; os chefes de gabinete da secretaria da Pessoa com Deficiência, Nilson Garcez, do SAAE, Acenir Magalhães, da secretaria de Obras, José Roberto Gianlourenço e da secretaria de Infância e Juventude, Mauro França; o diretor de Trânsito, Antonio Alfaro; representando a UNICEP, Rosana Mangili; Ivo Silva Almeida, presidente da Associação de Surdos; Civaldo Rodrigues, presidente da ONG MID; Antonio Carlos Matos, diretor da APAE; pela OAB, a presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, Aline Droppe Bravo; o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Natanael Alves da Silva, além dos dema is convidados e servidores da Prefeitura.

 

Leia Também

Últimas Notícias