sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura inaugura o 5º Ecoponto em São Carlos

20 Out 2011 - 16h16
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos vai inaugurar no sábado, dia 22, às 10h30, mais um Ecoponto. A unidade está instalada no Jardim Beatriz, na esquina das ruas Joaquim Gonçalves Ledo e Irineu Rios.

O Ecoponto foi construído com recursos do Programa Saneamento para Todos, do governo federal, com custo estimado em R$ 35 mil.

O local tem uma área de 600 m² e vai receber pequenos volumes de resíduos da construção civil - até 1m³. Os resíduos são separados e acondicionados em caçambas para a destinação final dos resíduos que podem ser usados na Usina da Prohab.

O empreendimento é administrado pela Coopervida. Dois catadores atuam como cooperados e o lucro com o material vendido será desses profissionais. Para o diretor-presidente da Prohab, João Muller, o Ecoponto é uma forma de minimizar o descarte irregular de resíduos. "São Carlos tem 140 pontos de descarte irregular de entulhos", frisa Muller.

"A inauguração de Ecopontos tem por objetivo diminuir esse problema que causa sérios riscos ao meio ambiente. Temos como meta inaugurar oito Ecopontos, mas o prefeito Oswaldo Barba nos determinou empenho para ampliar o número de locais dotados de Ecoponto", completou.

O que pode ser levado para um Ecoponto? - Os Ecopontos recebem restos de tijolos, telhas, material cerâmico, concreto, restos de tubulação, argamassa, sofás, fogões, geladeiras, papel, vidro, metal e plástico. A população não pode levar lixo comum, remédios, restos de alimento, lâmpadas, animais mortos, entre outros. Com a inauguração do Ecoponto do Jardim Beatriz, São Carlos passa a ter cinco unidades. Os outros pontos de descarte ficam nos bairros Paulistano, São Carlos 8, Ipanema e São Carlos 3.

Leia Também

Últimas Notícias