sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Prefeitura inaugura Ecoponto no Jardim Ipanema

28 Fev 2011 - 16h47

O terceiro Ecoponto de São Carlos foi inaugurado no último sábado (26). A unidade fica no Jardim Ipanema. Foi construída com recursos do programa Saneamento para Todos, do governo federal. O custo do Ecoponto foi de R$ 26,2 mil. A área do terreno é de 672 m². Dois catadores foram contratados para atuarem como microempreendedores individuais. O lucro com o material vendido será desses profissionais, que ainda recebem subsídio de R$ 545,00 cada um.

Paulo Mancini, coordenador de Meio Ambiente, destaca que o Ecoponto do Ipanema cumpre mais uma etapa da lei municipal de gerenciamento de resíduos da construção civil. “É importante deixar bem claro para a população que a proposta dos Ecopontos é que eles recebam pequenos volumes de resíduos da construção civil – até 1 m³ (metro cúbico). Com isso as pessoas que estão fazendo uma pequena reforma na sua casa, podem trazer para cá os rejeitos, não precisando jogar num terreno baldio ou na margem dos córregos”, observou Mancini. Ele destacou que os resíduos são separados e acondicionados em caçambas para a destinação final dos resíduos que podem ser usados na Usina da Prohab.

Na opinião do prefeito Oswaldo Barba, o Ecoponto tem o papel de evitar o depósito indiscriminado de entulho pelos bairros de São Carlos. “Temos como meta inaugurar oito Ecopontos, que certamente evitam a degradação do meio ambiente e se tornam uma fonte geradora de emprego e renda às famílias que trabalham neles”, destacou.

O Ecoponto do Ipanema fica na esquina das ruas Miguel Petrucelli e Renato Talarico Lima Pereira.

Restos de tijolos, telhas, material cerâmico, concreto, restos de tubulação, argamassa, sofás, fogões, geladeiras, papel, vidro, metal e plástico são os materiais recebidos nos Ecopontos. Lixo comum, remédios, restos de alimento, lâmpadas e animais mortos não são recebidos nessas unidades.

Leia Também

Últimas Notícias