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Prefeitura implanta programa que prepara servidores para aposentadoria

05 Jan 2012 - 18h15

A Prefeitura de São Carlos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e preparar os servidores para aposentadoria, desenvolveu, durante os meses de novembro e dezembro de 2011, o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). A lei que instituiu o programa em setembro de 2011 foi de iniciativa do vereador Ditinho Matheus (PMDB).

A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal realizou várias reuniões para discutir o assunto. "À palavra aposentadoria associam-se ideias como recolhimento, perda de capacidade e improdutividade. A família e a sociedade costumam ter uma visão negativa sobre a aposentadoria do trabalhador", destaca Ana Ponce, secretária de Administração.

"O PPA vai preparar os servidores municipais no período que antecede a aposentadoria, buscando ajudá-los a planejar essa nova fase da vida", ressalta Ana. Por meio de palestras e cursos, o programa irá abordar temas sob três aspectos: socioeconômico; família e comunidade; cultura, saúde, esportes e lazer.

Os servidores já aposentados, mas que continuam em atividade na Prefeitura, também podem participar do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), além de solicitar o benefício da gratificação.

O servidor que desejar se desligar da Prefeitura e que não solicitou em tempo hábil a gratificação de 50% do salário-base poderá requerer o benefício desde que participe de todas as etapas do PPA. A gratificação pode ser requerida no prazo de 30 dias após a conclusão das atividades do PPA, que oferecerá novas turmas no primeiro semestre deste ano.

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