sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura forma 3ª turma do ProJovem e qualifica 1,5 mil jovens

09 Dez 2011 - 14h11
0 - 0 -

A Prefeitura entregou na tarde desta quita-feira (8), durante solenidade que aconteceu no Centro da Juventude Elaine Viviani, no Monte Carlo, os certificados aos formandos da 3ª Turma do ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã, programa desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Participaram da solenidade os secretários municipais, Emerson Domingues (Trabalho, Emprego e Renda), que representou o prefeito Oswaldo Barba, e Roberto Meneses (Infância e Juventude), o coordenador da Associação Horizontes, Carlos Adami, o administrador regional da Vila Prado, Wagner dos Santos, e a diretora do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, Luciana Carolina Ferreira.

Os cursos, sob responsabilidade da Associação Horizontes, formaram alunos nas áreas de Administração: Arquivista, Recepcionista e Auxiliar administrativo; Beleza e Estética: Manicure e Maquiagem; Comunicação: Editor de Jornal Popular, e Cultura: DJ/MC.

O ProJovem Trabalhador é um programa do Governo Federal voltado para jovens desempregados, com idade entre 18 e 29 anos, com escolaridade até o ensino médio e renda familiar per capta inferior a um salário mínimo.

Ao todo o programa ofereceu 1.500 vagas em cursos nas áreas de Administração, Arte e Cultura, Beleza e Estética, Comunicação e Marketing Social, Esporte e Lazer, Serviços Domiciliares, Turismo e Hospitalidade. Os cursos têm 6 meses de duração. Durante o curso, cada aluno recebeu lanche, transporte e uma bolsa de R$ 100,00 mensais.

Os cursos do ProJovem Trabalhador tiveram duração total de 6 meses com carga horária total de 350 horas, sendo 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional.

O ProJovem Trabalhador previa a inserção de 30% dos alunos (450 alunos) no mercado de trabalho. No total das 3 turmas foram inseridos 618, o que significa mais de 40%.

De acordo com Emerson Domingues, secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, a parceria com o governo federal foi fundamental para a realização destes cursos, já que ofereceu 1.500 vagas, numero igual à cidade de São Paulo.

"O prefeito Oswaldo Barba ficou extremamente satisfeito com os resultados do ProJovem Trabalhador, tanto que está se empenhando pessoalmente para buscar uma nova parceria com o governo federal, via Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), visando dar oportunidade de qualificação profissional para outros jovens", finalizou Domingues

Leia Também

Últimas Notícias