quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura entra na fase final das obras na Comendador Alfredo Maffei

11 Jul 2013 - 17h28
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, segue trabalhando na fase final das obras de paisagismo, construção de ciclovia e calçada, na Avenida Comendador Alfredo Maffei, próximo ao SESC. A obra vai revitalizar toda a região próxima à rotatória do Cristo, local que recebe um grande fluxo de veículos e pedestres no dia-a-dia.

Para que todo o procedimento aconteça de forma correta, o prefeito Paulo Altomani tem acompanhado de perto o andamento dos trabalhos. Na manhã desta quinta-feira (11), ele voltou a vistoriar o local juntamente com o secretário municipal de Obras, Márcio Marino. Satisfeito com o processo executado, Altomani analisou as alterações e já projetou outras melhorias.

"Está ficando muito bom, conforme planejamos. A obra vai atender três importantes conceitos urbanos: mobilidade, segurança e paisagismo. Ainda vamos fazer um canteiro, com muito verde e flores, próximo à avenida, seguido pela ciclovia, aumentando as opções para os ciclistas, e ao lado uma calçada garantindo a segurança dos pedestres", explicou.

O prefeito acrescentou que, com o paisagismo, a área vai ficar bonita e atrativa para a população. "Vai ser mais um cartão postal de São Carlos. Obra necessária e com qualidade. Para melhorar ainda mais, vamos providenciar a troca da ponte de madeira, próxima ao SESC, por uma pré-fabricada de concreto, garantindo uma passagem mais segura", concluiu.

O engenheiro civil e secretário de Obras Públicas, Márcio Marino disse que a obra representa uma nova modalidade de executar ciclovias. "Pensando, principalmente, na segurança, a obra segue uma sequência de sarjeta, ciclovia e calçada, intercaladas por gramados". Segundo Marino, tudo deve estar finalizado em no máximo 60 dias e ainda contempla a colocação de grama nas encostas para a contenção de terra, e o reflorestamento nas duas margens do córrego do Gregório. "Será um local confortável, seguro e bonito".

O diretor do departamento de obras, Mário Henrique Dias Pelissari, que também acompanhou a vistoria, informou que essa primeira etapa da ciclovia vai da rua Visconde de Inhaúma até a Rotatória do Cristo, sentido Centro - Shopping. "São cerca de 1.700 metros lineares, com pista de 2,70 metros de largura dividida em duas mãos. A pista é construída em concreto e em malha de aço, o que evitará fissuras no piso", explicou. No sentido oposto, Shopping - Centro será executada calçada para pedestre e paisagismo com gramado.

Dois outros projetos, que estão em fase de licitação, darão sequência à ciclovia, um na rotatória do Cristo e outro na Avenida Tancredo de Almeida Neves.

PROJETOS - No comando da Secretaria Municipal de Obras desde 14 de junho, o secretário Marcio Marino diz estar conduzindo a pasta com muita tranquilidade, satisfação e ética. "Temos uma equipe muito competente e estamos muito bem instalados em nova sede (localizada na rua Jesuino de Arruda, 2542, entre as ruas São Paulo e Rui Barbosa, no Centro de São Carlos). Vim para ajudar o prefeito Paulo Altomani, sabia das dificuldades que encontraria e estou feliz com o trabalho", comentou.

Ainda na mesma região, Marcio Marino adiantou que existe projeto para nova abertura de vazão, após a rotatória do Cristo, antes da cascata, que deve duplicar a passagem da água, na tentativa de solucionar o problema das enchentes na região. 

Ele lembrou ainda, da atuação da Secretaria na execução da passagem na Praça Itália, ressaltando que serão tomados todos os cuidados com a segurança no entorno durante a obra, assim como na conclusão da Unidade de Saúde da Família (USF) do Santa Angelina, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Felícia e das CEMEIs no Santa Felícia, Douradinho e Zavaglia.

 

Leia Também

Últimas Notícias