quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura e Senac lançam novo curso de Gestor de Cooperativa

16 Set 2010 - 09h02Por Redação São Carlos Agora

Com o objetivo de consolidar a economia dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) apoiados e assessorados pela Prefeitura, por meio do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com o Senac São Carlos, teve início na semana passada, no Centro Público de Economia Solidária Herbert de Souza – Betinho, o curso “Gestor de Cooperativa”
“Esse curso está inserido na estratégia da administração municipal de aprimoramento contínuo dos trabalhadores e trabalhadoras que se organizam em empreendimentos coletivos autogestionários, na perspectiva de inserção no mercado de trabalho e a distribuição justa da renda gerada pelo exercício das atividades econômicas”, afirmou Reynaldo Sorbille, diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária.

O curso acontece no período de 8 de setembro a 14 de dezembro, às segundas, terças e quartas-feiras das 19 às 22h30, com carga horária de 160 horas que estão distribuídas em 120 horas presenciais e 40 horas de atividades dirigidas.

Dividido em duas áreas de abordagem, o curso disponibiliza ferramentas para a elaboração do plano de negócios e da qualificação da gestão administrativa e financeira dos empreendimentos. Além disso, será aprofundado o debate sobre os conceitos e os princípios que norteiam a Economia Solidária.

“Trata-se de um novo curso desenvolvido pelo Senac e que vai acontecer também nos municípios de Campinas e São José do Rio Preto”, comentou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Emerson Domingues.

Foram oferecidas 30 vagas com bolsa integral, preenchidas integralmente, com a inscrição de 10 diferentes empreendimentos oriundos das áreas rural e urbano e que atuam no segmento de comércio, serviço e indústria, o que possibilitará a criação de um ambiente favorável para o encontro destes vários empreendimentos e pessoas, numa perspectiva de troca de experiência e formação de redes e cadeias produtivas solidárias.

“A capacitação fortalecerá as atividades de economia solidária na cidade de São Carlos, integrando os empreendimentos e contribuirá para o desenvolvimento local da cidade”, destaca Eduardo Cunha, coordenador da área de Desenvolvimento Social do Senac.
Já para Jurandir dos Santos, Gerente do Senac São Carlos, essa proposta de fortalecer a Economia Solidária assume uma importante função de capacitação profissional e geração de renda.

“Como sabemos, desde os anos de 1980 muitos postos de trabalho diminuíram e não serão repostos, assim, precisamos pensar alternativas inovadoras de trabalho, com criatividade e empreendedorismo, colaborando com o crescimento do país e com a redução dos graves problemas sociais que enfrentamos atualmente”, conclui Santos.
O Centro Público de Economia Herbert de Souza – Betinho fica na rua José Bonifácio, nº 885, no centro. Telefones (16) 3376-6561, 3307-6808 e 3371-9219, www.saocarlos.sp.gov.br e-mail economia.solidaria@saocarlos.sp.gov.br

Eixos Temáticos/Conteúdo Programático
I - Economia solidária e cooperativismo
a) A economia solidária como princípio da estruturação e da gestão de empreendimentos cooperativos;
b) O cooperativismo como modelo de empreendimento autogestionário, democrático e transparente.
II - Ferramentas de gestão
a) Gestão Administrativa e financeira da cooperativa;
b) Aspectos Jurídicos;
c) Plano de Negócio


Leia Também

Últimas Notícias