quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura e órgãos de segurança discutem situação dos moradores em situação de rua

25 Mar 2011 - 11h29

Representantes das secretarias de Governo, Cidadania e Assistência Social, polícias Militar e Civil se reuniram, na última semana, no Paço Municipal, para discutir a situação da permanência dos moradores de rua, os trecheiros, que vêm de outras cidades e permanecem em algumas praças de São Carlos.

A reunião foi coordenada pelos secretários João Pedrazzani e Rose Mendes e contou com a participação dos delegados Luiz Antônio Rodrigues (seccional) e Aldo Donisete Del Santo (3º DP) e do comandante da Guarda Municipal, João Luiz Tozzato.

Rose explicou que o município presta atendimento aos moradores em situação de rua de São Carlos por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) destinado ao atendimento da população adulta. Segundo a secretária, cerca de 60 atendimentos diários são registrados, incluindo o Creas e os itinerantes que vêm de outras cidades em busca de auxílio, como a distribuição de passagens para o local de destino.

Para os itinerantes e trecheiros, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social fornece bilhetes rodoviários para que possam chegar aos seus locais de destinos. Por ano, aproximadamente 1.300 itinerantes passam por São Carlos. "O objetivo da reunião é encontrar soluções para que o município ofereça condições para que os itinerantes voltem ao convívio dos seus familiares".

Com o apoio das polícias e da Guarda Municipal haverá um trabalho de orientação aos trecheiros, nos locais em que há concentração dessas pessoas, principalmente na Praça dos Voluntários, convidando-os para o acolhimento no Creas, que oferece atendimento de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores sociais e de funcionários administrativos. "Decidimos que ações concretas serão efetivadas num trabalho conjunto das polícias Militar e Civil e Prefeitura na busca de soluções que inibam agressões e abordagens dos trecheiros que intimidem os pedestres nas praças e imediações", observou João Pedrazzani.

"Vamos orientá-los a manter a ordem, a limpeza e a higiene dos logradouros públicos", terminou.

Leia Também

Últimas Notícias