terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura divulga os vencedores do prêmio Ciência – Tecnologia de São Carlos 2021

14 Out 2021 - 18h26Por Redação São Carlos Agora
Prefeitura divulga os vencedores do prêmio Ciência – Tecnologia de São Carlos 2021 - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou nesta quinta-feira (14/10), o nome dos vencedores do Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2021.

O secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi e a diretora do Departamento de Políticas Públicas de Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, Simone Botega Xavier, revelaram os nomes dos premiados em cerimônia interna no auditório do Paço Municipal.

O Prêmio é um reconhecimento do município aos cientistas que contribuíram para a ciência nacional e internacional, como também aos professores de ciências, aos alunos de ciências, aos clubes de ciências, enfim todos que participaram de alguma atividade científica relevante. 
A comissão formada pelo José Galizia Tundisi (secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação), Simone Botega Xavier (Departamento de Políticas Públicas de Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação), Wanda Hoffman (secretária de Educação), Luís Antonio Panone (secretário de Planejamento e Gestão) e Profº Drº João Batista Fernandes (docente UFSCar), analisou os currículos enviados pelas Universidades, e a partir da identificação das principais contribuições, a comissão escolheu os premiados do ano.

“É um prêmio que visa qualificar, estimular e reconhecer todo o trabalho desses cientistas e também para que a população entenda que São Carlos é uma cidade que vive da ciência, o que é fundamental para o desenvolvimento do município”, disse José Galizia Tundisi. 

“Todo o progresso humano está diretamente relacionado ao avanço do conhecimento pela ciência. Informação e conhecimento são os dois principais componentes do patrimônio das nações no século 21. Todos os grandes desafios da humanidade em saúde, alimentos, energia, ambiente, sustentabilidade, empregos, entre muitos outros, somente serão mitigados e superados pela ciência e educação. Parabenizo o prefeito Airton Garcia pelo sempre presente apoio a ciência e tecnologia e parabenizo os vencedores do Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2021”, disse o cientista e professor Glaucius Oliva.

Confira os vencedores do Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2021:
- Categoria Pesquisador Sênior - Igor Polikarpov (USP/IFSC) e Edson Antonio Ticianelli (USP/IQSC);
- Categoria Jovem Pesquisador - Alessandro Silva Nascimento (USP/IFSC);
- Categoria Clubes de Ciência – Barbara Daniela Guedes Rodrigues e Isabel Cristina Santana Kakuda (Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha);
- Professor de Ciência – Juliana Crange Tischer e Pamela de Vargas Schwab (Escola Estadual Luiz Viviane Filho);
- Categoria Jovem Cientista – Larissa da Silva Cerqueira (Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha);
- Categoria Cientista Emérito – João de Mendonça Naime (EMBRAPA Instrumentação), Angélica Maria Penteado Martins Dias (UFSCar) e Rui Machado (EMBRAPA Pecuária Sudeste).

A cerimônia de homenagem aos vencedores será realizada no próximo mês. Os premiados receberão um diploma e uma placa comemorativa referente ao Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2021.

Leia Também

Últimas Notícias