quinta, 25 de abril de 2024
Áudio corre nas redes sociais

Prefeitura descarta risco de onça escapar no Parque Ecólogico de São Carlos

19 Jun 2018 - 17h15Por Redação São Carlos Agora
Prefeitura descarta risco de onça escapar no Parque Ecólogico de São Carlos - Crédito: Mapio Crédito: Mapio

Nesta terça-feira (19) o São Carlos Agora recebeu denúncias de leitores preocupados com um áudio que circula pelas redes sociais.

Segundo a gravação, um funcionário público municipal, que faz parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e que constantemente faz vistorias em espaços públicos teria encontrando um problema na jaula de uma onça no Parque Ecológico de São Carlos. O vidro que separa o animal com o ambiente externo estaria preso por apenas uma das extremidades, oferecendo perigo aos visitantes.

No áudio a gravação feita por uma mulher alerta que os pais não deveriam levar as crianças até ao parque devido ao risco da onça escapar.

A reportagem do SCA entrou em contato com a Prefeitura Municipal e segundo a assessoria de imprensa, um tratador fez uma denúncia em relação ao manejo da onça.

Integrantes da CIPA foram até o parque e constataram o problema, porém, segundo a Prefeitura Municipal, não há nenhuma possibilidade do animal escapar, portanto não há riscos para os visitantes.  

Nota oficial Prefeitura Municipal

A Prefeitura de São Carlos esclarece que não há risco da onça quebrar ou derrubar o vidro. Mesmo que o vidro quebre, ele tem uma lamina de proteção e ficará integro. O vidro está instalado no recinto há 10 anos, existe uma folga para acompanhar a dilatação do concreto.

Na tarde desta terça-feira, a empresa responsável pela instalação do vidro vistoriou o recinto e reafirmou a segurança do local. Segundo o biólogo responsável pelo Parque Ecológico, Francisco Rogério Paschoal, o técnico reafirmou que não há risco do vidro se soltar ou quebrar, apesar da folga para acompanhar o concreto.

O Parque Ecológico de São Carlos foi o pioneiro na exibição de animais com vidro. Vários estudos foram realizados para garantir a segurança dos visitantes, dos funcionários dos próprios animais.

E nos próximos dias, como já estava programado, a Prefeitura dará início às obras de reforma dos recintos das onças.

Leia Também

Últimas Notícias