terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura de São Carlos realiza a recuperação da represa do Parque do Bicão

Tubulação da barragem rompeu no ano passado, ocasionando o esvaziamento da lagoa no interior do parque

15 Jun 2022 - 16h45Por Redação São Carlos Agora
Prefeitura de São Carlos realiza a recuperação da represa do Parque do Bicão - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, já iniciou a recuperação da represa do Parque do Bicão, no Córrego do Medeiros, um investimento de R$ 338.000,00 com recursos do próprio município.

A empresa vencedora do processo licitatório foi a Fort Service Company e Construtora Eireli – EPP de São Paulo. No momento estão sendo recuperados os dissipadores de energia, vertedouro e realizada a limpeza interna.

Em janeiro de 2020 a tubulação da barragem do Bicão rompeu, ocasionando o esvaziamento da lagoa no interior do parque. O rompimento foi provocado por uma erosão no local. Na ocasião muitos moradores da região foram até o local e levaram os peixes, principalmente porque a espécie predominante na represa é a tilápia, além de carpas, cacharas e lambaris.

“As obras de recuperação da represa do Bicão estão avançadas. As escadas hidráulicas estão sendo reconstruídas e também iniciamos a limpeza total da represa para dar início a recuperação do vertedouro que é uma estrutura hidráulica construída para controlar o nível d'água, permitindo a passagem das vazões escoadas com a máxima eficiência possível sem provocar problemas à estrutura. A obra está dentro do cronograma”, explicou João Muller, secretário de Obras Públicas.

De acordo com o prefeito Airton Garcia a obra somente deve ser entregue daqui 45 a 60 dias. “As reconstruções e adequações propostas tem como objetivo sanar os danos às estruturas existentes e reestabelecer a lagoa com suas funções de drenagem e estética, bem como proporcionar segurança aos usuários do Parque”, ressaltou o prefeito de São Carlos.

Fundado em 1982, o Parque Veraldo Sbampato, conhecido também como “Parque do Bicão”, é um centro de esporte, lazer e cultura. Com 54.950 m² está localizado entre a avenida Cícero Soares Ribeiro e avenida Maria Consuelo Brandão Tolentino, na Vila Carmem.

Vale ressaltar que o parque é uma área de preservação permanente (APP) e é protegida de acordo com os termos em lei (Lei nº 4.771/65) do Código Florestal.

Leia Também

Últimas Notícias