terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura cria primeiro ponto de táxi adaptado de São Carlos

13 Abr 2011 - 17h20
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos irá abrir cinco concessões para taxistas com carros adaptados para pessoas com deficiência. O primeiro posto de táxi adaptado da cidade ficará no Hospital Escola Municipal "Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci".

As concessões serão oferecidas em Chamamento Público publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (14), que pode ser consultado em sua versão impressa ou eletrônica no Portal da Prefeitura, www.saocarlos.sp.gov.br. Os interessados devem fazer suas inscrições de 15 de abril a 16 de maio.

A criação do posto com capacidade para 5 veículos adaptados foi uma iniciativa da Prefeitura através de lei municipal. "Foi uma iniciativa da Prefeitura, cujo principal objetivo é tornar São Carlos uma cidade mais acessível", esclarece o diretor de Transporte da Prefeitura, Eduardo Gianetti.

Para conseguir uma das vagas os interessados deverão ter veículos adaptados com elevador, rampa e fixação para cadeiras de roda. "Os motoristas passarão por treinamento", diz Gianetti. Também serão avaliados critérios como tempo de habilitação do motorista, ano de fabricação do veículo e características do carro.

As inscrições serão recebidas no período de 15 de abril a 16 de maio de 2011, no horário das 8h às 16h, de segunda-feira à sexta-feira, no Departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, localizado na rua 9 de Julho, nº 1.420 - Centro com documentação necessária.  Para maiores informações, entrar em contato pelo telefone 3307-7299.

Acessibilidade
O transporte de São Carlos tem se tornado mais acessível. A criação do novo ponto de táxi para pessoas com deficiência será uma opção a mais de transporte acessível que colocará São Carlos entre as poucas cidades a possuir este serviço. "Esta é mais uma opção para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência", explica o secretário de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro. "Essa é uma iniciativa inovadora, tirando as capitais, apenas a cidade de Campinas oferece esse serviço", frisa Carneiro.

O município também conta com os serviços de ônibus de linha adaptados, transporte escolar e ônibus porta a porta. A Prefeitura, em parceria com a empresa concessionária do transporte público, pretende investir neste ano cerca de R$ 2 milhões na compra de oito novos ônibus. Serão sete ônibus convencionais, com acesso exclusivo para cadeira de rodas com plataforma e elevador, e um micro-ônibus também adaptado para o atendimento exclusivo a portadores de deficiência.

Leia Também

Últimas Notícias