quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura celebra o Dia da Árvore com plantio na Baixada do Mercado

21 Set 2010 - 18h26Por Redação São Carlos Agora

O prefeito Oswaldo Barba participou, na manhã desta terça-feira (21), do plantio de 12 árvores, entre ipês, oitis e manacás, na Baixada do Mercado. O evento, que contou com a participação da Banda Marcial da Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), celebrou o Dia da Árvore e marcou a recomposição de árvores retiradas em função das obras de alargamento do Córrego do Gregório, no trecho entre as ruas Dona Alexandrina e São Joaquim.

Ao todo foram cortadas 18 árvores e para cada exemplar eliminado serão plantadas outras 25, totalizando 450, que ficarão ao longo da bacia do córrego. O coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini, revelou que a Prefeitura tem tomado diversas iniciativas na intenção de minimizar o déficit de árvores em São Carlos. O evento contou ainda com a participação do vereador Robertinho Mori Roda, que representou a Câmara Municipal, e do empresário Ítalo Cardinalli.

Estima-se que, na área urbana, a cidade tem 60 mil árvores, mas o necessário seriam 100 mil. “Em todas as escolas da Rede Municipal são entregues folhetos para que os alunos coletem informações, junto aos pais, sobre a existência de árvores em frente às casas e sobre o interesse em plantá-las. Essa é uma medida que pode contribuir para termos ruas mais arborizadas”, acredita Mancini.

O prefeito Barba observou que a Prefeitura, entre 2009 e 2010, já plantou 25 mil árvores, incluindo o programa Disque Árvore, em que o cidadão interessado solicita as espécies mais adequadas ao plantio urbano.  Comentou também sobre o IPTU Verde, que concede descontos de até 4% do valor total do imposto e que beneficiou mais de 4,7 mil pessoas.
“O plantio de árvores minimiza os efeitos do aquecimento global e desperta a consciência da população sobre a importância de preservarmos o meio ambiente para que as futuras gerações não sofram com as consequências da sua destruição indiscriminada”, afirmou o prefeito.

Leia Também

Últimas Notícias