quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura capacita fiscais para vistoriar obras com acessibilidade

20 Set 2011 - 14h26
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, via Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, em conjunto com a Fundação Educacional de São Carlos (FESC), promoveu o Curso de Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos de Acessibilidade como parte do Programa de Educação Continuada dos Servidores Públicos Municipais, que teve início no dia 1º de setembro e término na ultima quinta-feira (15). O curso contou a participação de 10 fiscais de serviço público e foi ministrado na Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

As aulas foram ministradas por duas arquitetas da secretaria de Habitação, Débora Nogueira Mortati, da Divisão de Análise e Avaliação de Projetos, e Gláucia Maia de Oliveira, da Divisão de Mobilidade e Acessibilidade Urbana.

O curso tem como objetivo melhorar as vistorias feitas nas obras particulares em relação aos parâmetros de acessibilidade arquitetônica, de forma que os detalhes exigidos na aprovação de projetos sejam fiscalizados para emissão do Certificado de Habite-se, em atendimento ao Decreto Federal nº. 5.296/2004.

Uma das aulas práticas foi realizada numa agência bancária na região central, em que os Fiscais de Serviços Públicos simularam as dificuldades de deslocamentos neste espaço projetado para deficientes. Eles participaram de vivências sensoriais com olhos vendados e também circularam pela edificação com cadeiras de rodas. Esta aula prática contou com a colaboração da ONG-Mid, de um deficiente visual e de um cadeirante.

Este curso faz parte de uma das ações que a Prefeitura tem feito para minimizar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Leia Também

Últimas Notícias