terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura capacita agricultores familiares em São Carlos

13 Jul 2012 - 16h30
(Foto: Divulgação) - (Foto: Divulgação) -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, capacitou na última semana agricultores familiares por meio do "Curso de Capacitação Tecnológica e Segurança Alimentar na Agricultura Familiar".

Durante os dois dias de curso, que foi realizado na sede da secretaria, os produtores puderam aprender temas diversos, fundamentais para o dia a dia do trabalho.

Segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, qualidade, técnicas de processamento e manipulação de alimentos e a segurança alimentar de modo geral foram discutidos com os alunos do curso. "Um dos objetivos desse treinamento foi passar aos agricultores familiares algumas exigências do mercado, como qualidade na comercialização dos produtos, que garantem vender para as prefeituras. São produtos que irão para a merenda escolar, por meio de programas do Governo Federal", informou.

A Segurança Alimentar é um tema amplo que busca aprimorar e racionalizar a produção ao longo de toda a cadeia produtiva, para se buscar um produto de melhor qualidade, agregando mais valor aos produtos.

Os conteúdos foram ministrados por Danilo Vidotti (tecnólogo), Flávia Moreira e Débora Dovigo (nutricionistas) e João Vitor Ferreira Rosa Júnior (diretor do Departamento de Agricultura).

Os agricultores também puderam conhecer as técnicas para o processamento dos alimentos, ampliando mais o leque de comercialização de verduras, legumes e frutas, congelamento/minimamente processados e produção de polpa, técnicas de branqueamento (definição e importância), entre outras.

"Foi mostrado como funciona o processamento desde o recebimento da matéria-prima, pré-lavagem, descascamento, corte, sanitização, secagem, embalagem e armazenamento dos alimentos", explicou.

Todos os assuntos discutidos entre os participantes permitirão melhorar ainda mais a qualidade dos produtos e o modo de comercialização nas feiras livres da agricultura familiar, por exemplo.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/myfile-6204653.jpg

Leia Também

Últimas Notícias