sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura capacita 151 profissionais para atendimento de urgência e emergência

02 Nov 2011 - 10h02
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos através dos Núcleos de Educação e Urgência da UPA da Vila Prado e do SAMU, em atividade desde março do ano passado, capacitou 151 profissionais de saúde com atuação em áreas sob responsabilidade do Departamento de Atenção Pré- Hospitalar, Fixo e Móvel.

Dos 151 capacitados 86 são do SAMU e 65 da UPA da Vila Prado. Atualmente os auxiliares, técnicos de enfermagem e condutores socorristas do SAMU estão concluindo um curso de 160 horas, exigido pelo Ministério da Saúde. Operadores de rádio e telefonistas do SAMU também receberam capacitação. As enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem da UPA da Vila Prado também receberam capacitação das técnicas utilizadas na sala de Urgência e classificação de risco.

A capacitação desenvolvida pela Prefeitura em parceria com o Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ressalta o compromisso  de São Carlos em capacitar seus profissionais para os atendimentos em Urgência e Emergência a população.

Entre os módulos de capacitação estiveram temas como políticas de Saúde, bio-segurança, urgências pediátricas, obstétricas, múltiplas vítimas, resgate e salvamento, neurológicas, urgências metabólicas, psiquiátricas, toxicológicas, gestão do cuidado, traumáticas e atenção a população em situação de rua.

Segundo o diretor do Departamento de Atenção do Cuidado Hospitalar Francisco Néo a série de capacitações cumpre o que determina a Política Nacional de Atenção as Urgências. "Nós implantamos o trabalho que vem apresentando bons resultados em especial a mudança de atitude destes profissionais de saúde que ao renovar o conhecimento  passam a oferecer maior qualidade no atendimento que é essencial para salvar vidas", diz Néo.

A coordenação de Atenção Pré-Hospitalar informa ainda que no dia 10 deste mês o SAMU vai realizar das 7h30 às 17h, na escola estadual Juliano Neto o evento "SAMU na Escola" com simulado de salvamento, em via pública, com a presença do Corpo de Bombeiros.

Leia Também

Últimas Notícias