quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura adquire 23 toneladas de produtos da agricultura familiar

29 Abr 2011 - 17h17
0 - 0 -

Pela primeira vez, a Prefeitura de São Carlos está adquirindo produtos hortifrutícolas de Cooperativas de Agricultores Familiares. Na próxima segunda-feira (2) será realizada a primeira entrega de aproximadamente 23 toneladas destes produtos na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Deste total, 19 toneladas serão destinadas à alimentação escolar, 1,3 toneladas será enviado para os Restaurantes Populares e 2,7 toneladas serão encaminhadas para doações à 28 entidades beneficiadas com o  Programa Compra Direta Local que é mantido pela Prefeitura de São Carlos através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Esta iniciativa da Prefeitura atende a Resolução nº 38/2009 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Programa Nacional de Alimentação Escolar que exige que no mínimo 30% dos recursos do FNDE destinados a alimentação escolar sejam adquiridos de produtores familiares.

Segundo a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, das 23 toneladas de produtos hortifrutícolas, 9 toneladas foram produzidas pelos 206 agricultores familiares cadastrados nos programas Compra Direta Local  (PAA -Programa de Aquisição de Alimentos) de São Carlos e região. "Esses dados demonstram o quanto a agricultura contribui para o desenvolvimento de São Carlos, gerando renda, emprego, sustentabilidade, além de ser uma forma da Prefeitura garantir produtos frescos e de excelente qualidade para a alimentação escolar".

Além dos produtos hortifrutícolas, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento também adquire leite UHT e bebida láctea de Cooperativas de Agricultores Familiares. "Além da qualidade, as Cooperativas apresentam preços bastante acessíveis, gerando também economia de recursos públicos. Nossa meta é adquirir em breve também produtos como arroz, feijão, farinha, entre outros", finalizou Regina.

Leia Também

Últimas Notícias