terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Prefeito sanciona lei para a criação de Programa de Autismo na rede municipal de educação

03 Abr 2014 - 20h24
0 - 0 -
Na última quarta-feira (02), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-Vos” Alice Altomani, sancionou e promulgou a lei de n° 17.083, de autoria do vereador Lineu Navarro,  que institui o Programa de Prognóstico, Diagnóstico e Acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Rede Municipal de Educação. 
 A cerimônia de assinatura, realizada no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, contou com a presença do vereador Lineu Navarro, da Coordenadora do Grupo A Mais São Carlos, Marli Teresinha Zotêsso, do secretário de Educação, Carlos Alberto Andreucci e do Coordenador de Artes e Cultura, Robertinho Mori. 
 De acordo com a lei, o programa deverá ser implantado, prioritariamente, no primeiro semestre de cada ano letivo, coordenado por equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psicopedagogos, psiquiatras e neurologistas, que deverão elaborar os relatórios e propor encaminhamentos aos pais e responsáveis pela educação dos mesmos. “Aproveito a oportunidade para cumprimentar a iniciativa do vereador Lineu, que vai beneficiar muito as crianças autistas. A intenção é ampliar os recursos com a ajuda dos governos estadual e federal para investir em ações voltadas à Associações e Entidades Filantrópicas que atendam crianças com necessidades especiais”, ressaltou Altomani.
 Por sua vez, o vereador Lineu agradeceu a colaboração para a implantação do projeto e disse que o intuito é legislar a partir das demandas da sociedade.   “O Poder Público está assumindo seu papel de contribuir para a efetiva potencialização das capacidades destas crianças e para a inclusão social dos mesmos, diminuindo os preconceitos e colaborando ativamente com os pais”, afirmou Navarro.
Após a cerimônia, Altomani prestigiou a apresentação da peça infantil “Petúnia, a Galinha Pintadinha”, que levou muita alegria às crianças e aos pais, que lotaram o teatro. A programação de comemoração ao Dia Mundial do Autismo segue neste sábado (05) com a 1ª Cãominhada Azul, às 17h00. O local de saída será na quadra da Igreja São Nicolau. Para participar é preciso vestir camiseta azul. Não é necessário inscrição.

Leia Também

Últimas Notícias