quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Prefeito participa do lançamento da campanha da fraternidade 2011

02 Mar 2011 - 17h35

O prefeito Oswaldo Barba participou, na noite de terça-feira (1), no Teatro La Salle, do lançamento da Campanha da Fraternidade 2011. O tema escolhido para esse ano é “Fraternidade e Vida no Planeta” e o lema “A Criação geme em dores de parto” definidos pela Coordenação Nacional da CF e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Também participaram da abertura da Campanha da Fraternidade o bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado, o coordenador da Coordenadoria de Meio Ambiente, Paulo Mancini, padres representantes de diversas paróquias e outros religiosos.

A campanha quer destacar neste próximo tempo quaresmal a urgente e necessária conversão pessoal, comunitária e social para superar as alterações que ocorrerão na biodiversidade e na natureza como um todo por conta do aquecimento global, das mudanças climáticas no planeta e no Brasil.

O objetivo da Campanha de 2011 é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

Em vídeo-mensagem exibido durante a abertura da campanha o bispo diocesano de São Carlos Dom Paulo Sérgio Machado destacou que “a Campanha da Fraternidade é uma grande conquista da igreja católica e nos  convida a uma conversão, traz para nós uma mudança de perspectiva, de comportamento na área da fraternidade e o tema deste ano é importantíssimo porque é uma discussão universal que atinge a todos não só os cientistas, pesquisadores, mas a todos nós que sofremos as conseqüências das mudanças climáticas e do aquecimento global”.

O prefeito Oswaldo Barba  destacou que a Campanha  da Fraternidade  tem o importante papel de sensibilização da sociedade com os temas que são escolhidos a cada ano, em especial o de 2011,  a temática ambiental, que está relacionada a preservação da vida e do mundo. “Nós precisamos acelerar essa conscientização e envolver a população na preservação ambiental que é a preservação do futuro”, disse.

O prefeito destacou entre as ações de preservação ambiental na cidade medidas estruturantes como a construção da Estação de Tratamento de Esgoto que trata o esgoto da região da cidade que está na Bacia do Jacaré  e anunciou que pretende tratar também o esgoto na região do Varjão (Bacia do Mogi) com recursos do PAC 2 para construção de uma nova estação, compra da produção da agricultura familiar (140 fornecedores) para transformar no fornecimento de 55 mil merendas escolar/dia,   implantação de coleta seletiva em 80% da cidade (150 toneladas/mês), implantação da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, o plantio de 20 mil mudas de árvores na área urbana e mais de 100 na área rural e programas como Disque Árvore e IPTU Verde.

Leia Também

Últimas Notícias