sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Prefeito participa de sessão solene de homenagens no CEMOSAR

01 Ago 2011 - 20h17
0 - 0 -

No último sábado (30), o prefeito Oswaldo Barba, acompanhado do Secretário Municipal de Governo, João Pedrazzani, participou de uma sessão solene promovida pela Câmara Municipal, realizada no recinto do Cemosar, em São Carlos, e que concedeu o título de Cidadã Benemérita a Mônika Bergamaschi, são-carlense que acaba de assumir o cargo de Secretária Estadual de Agricultura e Abastecimento. Também foram feitas homenagens a Antônio Santos Agostini - Agropecuarista do Ano (produtor de orgânicos e hortaliças), Rafael Jafet Júnior - Agropecuarista Homenageado do Ano de 2011 - (diretor-presidente da Rasa Agro Industrial S/A., proprietário da fazenda Santa Bárbara e da fazenda Santa Fé em São Carlos, além de possuir outras empresas). Também foi realizada uma homenagem póstuma ao agricultor Alessandro Di Salvo, que foi representado por seu filho, Nicola Di Salvo. 

Compareceu à sessão, o presidente da Câmara, Edson Fermiano, os vereadores Júlio César e Ditinho Matheus, entre outras autoridades da cidade e região.

O prefeito Oswaldo Barba iniciou sua fala, destacando a atuação da homenageada, que recebeu o título de Cidadã Benemérita. Segundo ele, a são-carlense Mônica Bergamaschi está entre os principais nomes do agronegócio hoje, e é a primeira mulher a assumir a Secretaria Estadual de Agricultura.

O prefeito destacou a relevância da agricultura brasileira e o fato de São Carlos ser referência em segurança alimentar, ressaltando ainda a fundamental importância dos agricultores locais.

A secretária recém empossada cursou mestrado em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade Federal de São Carlos e MBA em Gestão de Empresas pela USP. Mônica também faz parte do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Em seguida, o prefeito prestou homenagens ao agropecuarista do ano, agropecuarista homenageado do ano e ao agricultor, que foi representado por seu filho. Segundo Barba, os três homenageados já contribuíram muito e ainda contribuem para a economia de São Carlos, além de serem alguns dos responsáveis pelo status da agricultura local. Destacou, em especial, a importância dos pequenos agricultores e o quanto a instauração de políticas que os favorecem beneficiam a população e ao município de modo geral.

"São Carlos se destaca por possuir uma política de segurança alimentar, garantindo a toda a população o acesso a alimentos de qualidade e isso é graças, também, ao trabalho intenso dos agricultores familiares", apontou. Trabalho esse que, durante muito tempo, foi dificultado pela falta de compradores para esses produtos. Segundo Barba, todos os hortifrutigranjeiros que abastecem o Banco de Alimentos da Prefeitura são adquiridos da agricultura familiar, ou seja, a administração municipal compra boa parte dos produtos desses agricultores. Esse cenário é fruto de uma política nacional instalada na cidade e que gera emprego e renda. "Hoje temos 206 agricultores familiares cadastrados na prefeitura, que vendem seus produtos para a prefeitura a preço da cotação diária do Ceasa de Campinas", destacou.

Todos os produtores que fornecem produtos para a Prefeitura fazem parte do programa de Compra Direta Local, devendo possuir a Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, entre outras exigências.

O prefeito ressaltou ainda que, mensalmente, são adquiridas cerca de 73 toneladas de hortifrutigranjeiros. "Esses produtos vão para o Banco de Alimentos e depois vão abastecer as nossas duas unidades do Restaurante Popular e a merenda escolar. Ao todo são mais de 60 mil refeições por dia para nossas crianças", disse.

Leia Também

Últimas Notícias