quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Prefeito participa de homenagem ao ex-ministro de Ciência e Tecnologia na Opto Eletrônica

15 Set 2011 - 16h59
0 - 0 -

O prefeito Oswaldo Barba prestigiou nesta quarta-feira (14) uma homenagem ao ex-ministro de Ciência e Tecnologia do Governo Lula, Sérgio Rezende. A homenagem foi prestada pela Opto Eletrônica, conceituada empresa de alta tecnologia de São Carlos, junto a seus presidente e diretores.

Durante a homenagem, o ex-ministro recebeu, na presença do prefeito Barba e seu vice, Emerson Leal, uma placa com os dizeres: "Acreditar na inovação é investir no futuro do País. É saber que o conhecimento e que as novas tecnologias são as verdadeiras matérias-primas que geram riquezas e benefícios para a sociedade. Por compartilhar dessa visão, a Opto presta esta homenagem ao Prof. Sérgio Machado Rezende, nomeando-o como patrono do Anfiteatro da empresa". Em seguida, Rezende ministrou uma palestra sobre a história da área de ciência e tecnologia no país, bem como avanços e dificuldades ainda presentes no contexto brasileiro. Sua palestra foi embasada com gráficos e números atuais dessa situação.

O evento também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli, do presidente da Opto, Jarbas Castro, do vice-presidente, Nelson Maurici Antônio e do diretor, Djalma Chinaglia, entre outros funcionários da empresa e representantes das unidades da Embrapa em São Carlos.  

Para o prefeito Barba, o incremento no setor de ciência e tecnologia no Brasil é uma conquista do trabalho do ex-ministro, profissional que sempre esteve envolvido com a pesquisa e o desenvolvimento da área de C&T. "São Carlos é uma cidade que se desenvolveu ainda mais com o empenho das pesquisas promovidas pelas universidades e suas políticas públicas", destacou Barba.

Segundo ele, o volume de recursos direcionados para a área científica tem aumentado nas últimas gestões do governo Federal. "Vale a pena investir em ciência e tecnologia no Brasil. No país também está havendo um incentivo para que os jovens pesquisadores vão para o exterior divulgar nossas pesquisas. Há um programa da presidenta Dilma nesse sentido", disse.

Ministrada para mais de 150 pessoas pelo ex-ministro, a palestra teve como título: "Ciência e Tecnologia no Brasil: Nunca é tarde demais para começar". Durante sua fala, Rezende ressaltou o mérito que o Brasil adquiriu na área de ciência e tecnologia, destacando o empreendedorismo dos jovens e a relação entre pesquisa e prática (mercado).  Segundo ele, investir em tecnologia é um fator essencial para que os países enriqueçam.  "É nítida a correlação entre investimento em pesquisa e o PIB per capita. A ciência e a tecnologia são fatores fundamentais para a riqueza das nações", afirmou. O ex-ministro e pesquisador utilizou como exemplo a Coreia do Sul, que, segundo pesquisas, alcançou o mesmo patamar de nações desenvolvidas em pouco mais de duas décadas.

Rezende abordou os principais aspectos acerca do crescimento da pesquisa e da inovação no Brasil, bem como o panorama de atraso no passado em comparação a outras nações. Enfatizou a evolução da área na última década. "De 2004 a 2010 o Brasil viveu um momento de aproximação da política industrial com a política de ciência e tecnologia". Uma das observações incluiu o impacto ocorrido nas empresas do setor privado que puderam se expandir por meio da inovação e da alta tecnologia, que é o caso da Opto, em São Carlos.

Sobre o ex-ministro - Sérgio Machado Rezende é formado em Engenharia Eletrônica (PUC-RJ) e possui os títulos de Mestre (1965) e Doutor (1967) pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos EUA, em trabalhos com materiais magnéticos. Também atuou como docente na PUC-RJ e no Instituto de Física da Unicamp. É professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Rezende assumiu, em 2003, a presidência da Finep. Em julho de 2005, deixou a presidência da instituição e assumiu o cargo de ministro da Ciência e Tecnologia, em que permaneceu até dezembro de 2010.

Recentemente, o ex-ministro lançou o livro "Momentos da Ciência e Tecnologia no Brasil: Uma caminhada de 40 anos pela C&T", pela Editora Vieira & Lent. A obra reúne textos escritos pelo ex-ministro ao longo de quatro décadas de atuação.

Leia Também

Últimas Notícias