Menu
sexta, 06 de agosto de 2021
Cidade

Prefeito inaugura novo recinto no Parque Ecológico

05 Set 2011 - 16h16
0 - 0 -

Em clima de comemoração, o prefeito Oswaldo Barba inaugurou, neste domingo (4), o recinto Casa dos Seres da Noite, que reúne morcegos, corujas e outros animais noturnos, no Parque Ecológico "Dr. Antonio Teixeira Vianna". O parque completa 35 anos no próximo dia 9.

O prefeito esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, dos netos e representantes do secretariado municipal. Compareceu à solenidade de inauguração, a vereadora Laíde Simões, o administrador do parque, Fernando Magnani, os secretários Rosoé Donato (Planejamento) e Nivaldo Sigoli (Serviços Públicos). O parque reuniu mais de 2.500 pessoas neste domingo.

Segundo o prefeito, o parque é conhecido em todo o país por sua beleza e outros diferenciais, como a reprodução de espécies de animais em extinção, como o urso de óculos, a harpia e várias espécies de micos. "Esse é um importante espaço de preservação e educação ambiental que é mantido com o apoio de todos os funcionários, secretarias e, claro, a população que é o mais importante. Tudo isso é para vocês", ressaltou o prefeito.

O secretário de Serviços Públicos, Nivaldo Sígoli, responsável pelo parque, disse que as melhorias que estão sendo trazidas ao parque são fruto da política desenvolvida pelo prefeito Oswaldo Barba e que valoriza a preservação do meio ambiente e a conservação do patrimônio.

A vereadora Laíde destacou a dificuldade que é cuidar da criação e acredita que a Prefeitura está no caminho certo. "A paz da humanidade só existirá quando o homem reverenciar a natureza, cuidando dos feitos de Deus", refletiu a vereadora, colocando-se à disposição para continuar atuando em parceria com a Prefeitura e o parque.

Os animais de hábitos noturnos são fundamentais para a manutenção da fauna e da flora, de acordo com o administrador do parque, Fernando Magnani. Segundo ele, os morcegos frugívoros, por exemplo, são responsáveis por dispersar sementes na natureza, garantindo a manutenção de espécies de frutas. "Construímos esse espaço para que a população pudesse conhecer mais sobre os animais noturnos, seus hábitos, sua história", disse o administrador.

Próximas atividades - Dando continuidade às comemorações dos 35 anos do parque, nos próximos dias 7 e 8 haverá uma jornada de palestras no Paço Municipal, além de uma reunião no dia 15 de setembro com técnicos e diretores de Jardins Zoológicos do Estado de São Paulo.

Outras atrações estão confirmadas, mas ainda sem data definida como o final de semana de animais silvestres, a capacitação de tratadores de animais. A inauguração do complexo da Planície da Patagônia, que reunirá pinguins, lhamas e alpacas, entre outros animais será inaugurada no dia 12 de outubro.

Além das visitas diárias, o parque desenvolve várias atividades educativas relacionadas ao conhecimento dos animais, reunindo alunos de escolas do município e de outras cidades.

O Parque Ecológico de São Carlos está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2 - Espraiado (ao lado do campus da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar). O recinto permanece aberto para visitação pública, gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 8 às 16h30.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias