sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Prefeito dá posse ao Grupo Gestor de Turismo de São Carlos

17 Ago 2011 - 21h46
0 - 0 -

O prefeito Oswaldo Barba compareceu nesta terça-feira (16) à posse dos integrantes do Grupo Gestor de Turismo, realizada no CIT (Centro Integrado de Turismo), em São Carlos. O grupo é composto por profissionais diversos ligados à área, por meio de instituições, como o Senac, Instituto Inova, Sebrae ou ainda departamentos públicos (Coordenadoria Municipal de Artes e Cultura e Departamento de Fomento ao Turismo).

A meta do grupo será atuar em constante avaliação do turismo local, enriquecendo o Plano de Turismo com estratégias que fortaleçam a área na cidade, considerada polo internacional. Além de discutir diretrizes para inserir cada vez mais a cidade no cenário internacional.

De acordo com o prefeito Oswaldo Barba, São Carlos tem condições de competir no mercado internacional de turismo. Tal afirmação pode ser comprovada por um Estudo de Competitividade, realizado no ano passado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual e o Sebrae Nacional. Os resultados dessa avaliação inseriram a cidade em um contexto privilegiado: nota 58, acima da média Brasil (54) e próxima da média das capitais (61,9). Foram avaliados 50 municípios do Brasil, 17 no Estado de São Paulo.

O estudo, junto a outros diferenciais que a cidade oferece, permitiu que a FIFA pré qualificasse São Carlos como Centro de Treinamento de Seleções, escolhendo o estádio professor Luís Augusto de Oliveira (Luisão), a UFSCar e o Golf Damha Resort como locais para treinamento das seleções que disputarão a Copa do Mundo.

O prefeito enfatizou que São Carlos pode ser caracterizado por possuir um turismo de eventos e negócios, graças às universidades de renome que sedia, além de importantes empresas. "A Prefeitura tem atuado em busca de parcerias e recursos http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/imagens/6-comunitur-014-2_site_s300.gifque possam contribuir ainda mais com o projeto para intensificar o turismo na cidade, consequentemente expandindo ainda mais a economia local, gerando emprego e renda", ressaltou. Segundo ele, os gestores ajudarão a aprimorar o turismo no município, estabelecendo contato e capacitando possíveis difusores dessa área, além de novos investidores que possam se interessar pela cidade.

Destacou ainda as ações que vem sendo promovidas para sediar equipes na Copa de 2014, como três hotéis particulares que devem ser construídos, além de investimentos de empresas privadas em estabelecimentos comerciais. Outra medida é fortalecer sempre as opções de turismo na cidade, como o Museu Tam, as fazendas históricas, o espaço das universidades, entre outros, incluindo o turismo regional. "É importante que trabalhemos de forma articulada com as cidades próximas, indicando o turismo existente próximo a São Carlos também, como em Brotas, o que fortalecerá a região como um todo", ressaltou o prefeito.

Grupo Gestor - O Grupo Gestor de Turismo tem representantes dos seguintes órgãos ou empresas: Bureau Terras Altas, Instituto Inova, Fundação Pró-Memória, guias de turismo, Senac, Sesc, representante da hotelaria e gastronomia, região turística centro paulista, SEBRAE e Unicep.

Leia Também

Últimas Notícias