quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Prefeito dá posse ao Conselho Municipal da Diversidade Sexual

25 Out 2011 - 15h05
0 - 0 -

Nesta segunda-feira (24) o prefeito Oswaldo Barba participou da posse da segunda gestão do Conselho da Diversidade Sexual, realizada na Sala Antônio Massei, no Paço Municipal. O vice-prefeito, Emerson Leal, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes e o chefe da Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual, Alexandre Sanches também participaram do evento. Os vereadores Lineu Navarro, Dé Alvim e Ronaldo Lopes, a ex-vereadora e secretária estadual do Partido dos Trabalhadores, Silvana Donatti e o presidente da ONG Visibilidade LGBT, Rodrigo Echeverria também prestigiaram a posse.

O prefeito Barba destacou a importância do conselho que tem a função de propor e deliberar propostas, contribuindo para a fiscalização de políticas que buscam garantir o direito à diversidade sexual na cidade.

O conselho foi instituído pela Lei Municipal n° 15073 de 18 de Outubro de 2009, do Vereador Lineu Navarro, e sancionada durante a 2ª Parada do Orgulho LGBT de São Carlos.

Referência na política LGBT no estado e também no país, São Carlos passou a ter uma divisão específica que cuida dessa parcela da população em julho de 2011 (no Estado existem apenas 5 cidades). "Com o apoio da sociedade civil, apoio da Câmara e da administração municipal temos conseguido fazer de São Carlos uma cidade mais moderna e humana que é a sua proposta", destacou o prefeito.

Além disso, o município também possui leis importantes como a que institui o dia 17 de Maio como Dia Municipal de Luta Contra a Homofobia.
O vereador Lineu Navarro, autor da lei que criou o conselho, ressaltou a alegria que sente em participar da eleição de uma segunda gestão do conselho, já que a primeira ainda recebeu muita resistência. "Para mim é motivo de orgulho conseguir unir a participação popular - e o conselho é uma forma de contribuir para a criação de políticas públicas nesse sentido - a um tema que ainda recebe muito preconceito. É o caminho para alcançar mudanças", disse.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, destacou que os eventos e conferências que visam trazer benefícios para a comunidade LGBT estão crescendo cada vez mais e que esse é mais um ganho para São Carlos. É devido a isso que, de acordo com o chefe da Divisão para a Diversidade Sexual, Alexandre Sanches, nos primeiros dois meses da existência da divisão para Diversidade Sexual foi possível realizar capacitações sobre o tema, atingindo cerca de 150 pessoas, dentre elas futuros guardas municipais, jovens do Centro da Juventude, etc. Desse modo, são promovidos atendimentos de orientação sobre direitos, por meio de denúncias de homofobia, além das parcerias com outras secretarias e entidades do Governo do Estado.

Leia Também

Últimas Notícias