sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Prefeito Barba abre debate sobre políticas públicas de cultura

04 Abr 2011 - 16h43

Neste sábado (2), o prefeito de São Carlos Oswaldo Barba participou da abertura de uma mesa redonda sobre políticas públicas de cultura e a construção democrática dos planos de cultura no auditório Bento Prado do Paço Municipal. O evento contou com a participação do diretor do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Bernardo Novais Mata Machado, do Secretário Estadual de Cultura da Bahia, Antonio Albino Canelas Rubim, do professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos, Ruy Sardinha Lopes, e do presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Carlos Ricardo Rodrigues, além de vários representantes de todos os seguimentos da cultura na cidade.

Durante o evento, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ricardo Rodrigues, falou sobre os avanços e desafios para o fortalecimento da cultura local. Já o professor Ruy Sardinha Lopes destacou a importância deste evento para São Carlos, afirmando que foi uma honra para o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP realizar este debate em parceria com a Prefeitura.

A coordenadora de Artes e Cultura, Telma Olivieri, que também foi a mediadora da mesa redonda, salientou que este é o primeiro debate para a construção do plano de cultura na cidade. "Para nós, é muito gratificante promover este encontro, que apesar de ser o primeiro, tem a participação de pessoas como o Bernardo e o Albino".

Telma comentou sobre o trabalho desenvolvido na área pelo Poder Público. "Nós temos trabalhado muito, sempre em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, e estamos atentos às políticas nacionais. São Carlos já fez sua adesão ao Sistema Nacional de Cultura e espero que este debate contribua para o trabalho que será desenvolvido na cidade".

O prefeito Barba agradeceu a presença de todos e salientou que as ações culturais têm sido priorizadas pela Prefeitura. "São Carlos tem se destacado no cenário nacional pelos investimentos na área de cultura. A grande maioria dos municípios brasileiros investe menos de 1% do seu orçamento em cultura. Em São Carlos, somando os orçamentos do Sistema Integrado de Bibliotecas, da Fundação Pró-Memória e Coordenadoria de Artes e Cultura, a Prefeitura investe mais de 3% do orçamento na área de cultura".

Barba citou como exemplo os 11 pontos de cultura existentes na cidade, além dos vários projetos e editais que permitem a valorização dos artistas da cidade. "Eu quero aproveitar esta oportunidade para parabenizar a todos que colaboram na realização das ações culturais na cidade e dizer que vocês podem continuar contando com o apoio da Prefeitura".

Leia Também

Últimas Notícias