terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Prefeito assina termo aditivo que disponibiliza atendimento vascular e neurológico na Santa Casa

04 Abr 2014 - 20h12
0 - 0 -

Nesta sexta-feira (04), o prefeito Paulo Altomani, juntamente com o secretário municipal de Saúde (SMS), Ricardo Innecco Castro, assinou em seu gabinete, no Paço Municipal, um termo aditivo com a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, para a realização de cirurgias vasculares e a disponibilização 24 horas, de atendimento neurológico, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Santa Casa possui, atualmente, dois médicos vasculares que realizam procedimentos de alta complexidade durante atendimentos de urgência e emergência nos plantões, porém, eles não recebem o adicional, pelo motivo do hospital não ser credenciado.

O convênio, além de repassar o valor ideal para os médicos com os procedimentos, possibilitará a realização de outras cirurgias de baixa complexidade como de varizes. O termo aditivo, também propõe a presença de um médico neurologista clínico, 24 horas dentro da Santa Casa, adequando-se à portaria 665, de 2012, do Ministério da Saúde.

Altomani disse estar honrando com mais um compromisso de sua campanha eleitoral, ao firmar este convenio com a Santa Casa. “Nós iremos ampliar a presença do neurologista, para melhorar o atendimento das pessoas que necessitarem desse auxílio e iniciar as cirurgias de varizes que antes não eram realizadas”, comentou.

Com o plantão de neurologia em funcionamento, o município vai suprir uma necessidade da população até a liberação de Programas do Ministério da Saúde, já inscritos pela Santa Casa. Com o atendimento de neurologia, também será implantado dentro do Hospital, um Ambulatório de Especialidades Neurológicas.

Innecco afirmou que a assinatura do termo é um acerto que o SUS já necessitava há anos. “Agora, São Carlos passará a arcar com os custos de cirurgias de alta complexidade, tanto para os profissionais, quanto para a Santa Casa e tudo será regularizado. Quem ganha com isso são os pacientes, ou seja, a população de São Carlos”, disse.

O secretário também salientou que a disponibilidade de um neurologista em período integral na Santa Casa, será de extrema importância para os casos de urgência e emergência e de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se atendido dentro das primeiras quatro horas, reduz bruscamente as sequelas no paciente.

Para o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior, que também esteve presente na assinatura, o ato significa uma importante readequação na saúde. “É um grande avanço para a Santa Casa e irá favorecer e melhorar o atendimento da população que é atendida pelo SUS”, disse.

Também estavam presentes no gabinete do prefeito, o secretário de Planejamento e Gestão, Alfredo Colenci, o presidente da Câmara, Marquinho Amaral, o diretor e superintendente da Santa Casa de Misericórdia, Gilberto Brina, o coordenador de cirurgia vascular, doutor Bruno di Bernardo, o mesário da Santa Casa, Romeu Rodrigues, o secretário da entidade, Alberto Antônio Ivo de Medeiros, o ex-deputado federal, Lobbe Neto, e os vereadores Júlio César Pereira de Souza e Dé Alvim.

Leia Também

Últimas Notícias