terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Prefeito assina decreto de nomeação de integrantes do Comitê da Política para a População em Situação de Rua

19 Set 2019 - 19h28
Prefeito assina decreto de nomeação de integrantes do Comitê da Política para a População em Situação de Rua - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O prefeito Airton Garcia assinou na manhã desta quinta-feira (19/9), o Decreto nº 386, de 17 de setembro de 2019, que nomeia os componentes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua. Com os membros nomeados, São Carlos dá início ao trabalho de elaboração de politicas públicas para os moradores em situação de rua.

O Comitê é vinculado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social e é composto por representantes, titulares e suplentes, da sociedade civil e de órgãos públicos. “É uma política que extrapola a questão da assistência social e as ações devem ser em parceria com as mais diversas secretarias. A participação da sociedade leva a discussão para outros espaços e agrega todos os atores, trazendo experiências e a realidade dos próprios usuários dos serviços”, contou Glaziela Solfa Marques, secretária de Cidadania e Assistência Social.

O desenvolvimento de uma política pública e o monitoramento das ações permitem uma maior segurança nos trabalhos promovidos no município. “O assunto é bastante amplo e complexo. O Comitê vai permitir avanços e o detalhamento de estratégias na criação dessa política pública”, falou o prefeito Airton Garcia.

A próxima reunião do Comitê já acontece no dia 10 de outubro. “O principal fundamento do Comitê e mostrar que a política pública para pessoa em situação de rua está ligada a diversas políticas sociais: saúde, trabalho e renda, educação, segurança pública e assistência. Vamos iniciar as discussões e debates para a construção da política municipal”, informou Luciano Oliveira, diretor do Departamento de Proteção Social da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Morador em Situação de Rua Ações – A Secretaria de Cidadania e Assistência Social irá iniciar nos próximos meses, o Censo da População em Situação de Rua. Uma parceria entre a UFSCar e USP vai permitir a utilização de uma ferramenta para a realização do monitoramento dessa população. Com os dados, será possível entender e desenvolver ações mais efetivas para atender esse público.

Além disso, a reorganização dos serviços também vai ampliar o atendimento desse público. A Prefeitura está realizando a reforma da Casa de Passagem, o que irá garantir uma acolhida melhor das pessoas em situação de rua.  E a abordagem social está sendo intensificada para a busca ativa de pessoas em situação de rua na cidade.

Leia Também

Últimas Notícias